TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO – O MONGE E O EXECUTIVO

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO (UP)

ROBSON BOTELHO LEITE

RA: 22010139

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRIMEIRO SEMESTRE

RESENHA DO LIVRO – O MONGE E O EXECUTIVO

 

                   Orientação: Professora Priscila Paiero

SÃO PAULO

2020

HUNTER, J. C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.


JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha. Seu sucesso editorial é O Monge e o Executivo, com mais de 2 milhões de livros vendidos pelo mundo.

O livro o monge e o executivo conta a história John, um homem bem sucedido   gerente de uma grande indústria, casado com Rachel que juntos adotaram um filho e logo em seguida tiveram uma filha, John liderava mais de 500 funcionários tinha uma grande autonomia no trabalho, ele e sua família viajavam pelo menos duas vezes ao ano, John também era o treinador voluntario do time de beisebol da sua região, a princípio o livro nos mostra uma família tradicional com uma vida estável, porem as coisas não são como elas aparentam ser, a vida de John dá uma reviravolta, seu casamento e sua relação com os seus filhos está em crise, na empresa onde John trabalha não estão satisfeitos com seu desempenho, após alguns conflitos, a empresa pede que John reavalie seus conceitos de liderança. Por muita insistência de Rachel, John vai até ao pastor pedir conselhos, o qual sugere que John se afaste por alguns dias em um retiro em um mosteiro para refletir sobre tudo o que estava  acontecendo, John não gosta muito da ideia, mas ao saber que Leonard Hoffmann um grade executivo, admirado por ele estaria lá e com a permanente insistência  de Rachel, John decide ir. Ao chegar no mosteiro João da Cruz, John se depara com outros líderes um pregador um sargento uma enfermeira uma treinadora e uma diretora. Todos eles ficaram lá no retiro durante uma semana, cumprido uma agenda com algumas reuniões com o Leonard Hoffmann, que lá era chamado por Simeão, um nome que coincidentemente perseguia John desde que ele nasceu.

Apesar de ter como foco o tema liderança, esse livro carrega vários outros ensinamentos que nos apontam o caminho para se tornar uma pessoa melhor em vários aspectos, é um livro de autoajuda que nos faz viajar pelo mundo do personagem John que junto com os outros líderes começa a receber aulas sobre liderança, poder e autoridade, como lidar com as mudanças de paradigma do mundo atual e os motivos pelos quais se deve exercer a autoridade.

Simeão o palestrante das reuniões, aborda questões sobre a relação entre poder e autoridade como a forma que nos apresentamos às pessoas. A diferença básica entre as duas ações é de que o poder é a coação por força, para que alguém realize uma tarefa e autoridade é o oposto: a influência de pessoas para que elas se entreguem ao mesmo objetivo com garra (páginas 25 e 26). Jesus dentro disso e um bom exemplo de quem podemos citar, ele liderava com autoridade nata através do diálogo, durante três anos Jesus treinou os seus apóstolos, motivou-os e capacitou-os para o serviço cristão, a preocupação de Jesus com os Seus discípulos não era só na área da capacitação para executar a tarefa, mas também com o suprimento de suas necessidades, de maneira que após a capacitação plena, que veio no dia de pentecostes, aquele pequeno grupo de discípulos, direta ou indiretamente, fez a mensagem do evangelho conhecida até os dias de hoje (Atos 2.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com