TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRÍTICO: Política

Por:   •  30/3/2020  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA

DESIGN BACHARELADO

GABRIEL LUCAS OLIVEIRA MENDES

CPD: 113248

RESUMO CRÍTICO

Política

SÃO LUIS-MA

2020

GABRIEL LUCAS OLIVEIRA MENDES

RESUMO CRÍTICO

Política

Trabalho para obtenção de nota da cadeira Ciências Sociais, contabilizando parte da nota do primeiro bimestre

Professor (a): João Paulo Furtado

SÃO LUIS-MA

2020

SUMÁRIO

  1. O TEXTO.......................................................................................................... 1
  2. RESUMO.......................................................................................................... 1
  3. CONCLUSÃO................................................................................................... 2

  1. O TEXTO

Resumo critico sobre o texto “Política” do Instituto Aphomoioo, o texto se organiza em vários tópicos curtos que exemplificam o que é política, desde de seu conceito original advento do grego ao sua ideia moderna de relação social, onde ele mostra também a visão de grandes pensadores da historia e os cita em seus vários tópicos.

  1. RESUMO

O texto começa explicando ao leitor o significado do termo “política” que é uma derivação de uma palavra grega, que se referia a uma força de organização social e do chamado Estado, visto isso, a política é o exercício do povo em seu voto ou pelo fazer de sua militância em meio social.

Existem também alguns conceitos considerados básicos da forma de exercer política, que de algumas formas elas se complementam ou se parecem, uma dessas visões é a forma de manipulação em massa, que de certa forma é a aliciação do povo em prol de ideais partidários ou de partidos políticos. A visão parecida a essa é a erudita que é a perspectiva de fins justificáveis para chegar a um determinado objetivo independente de qual seja ele, há também a visão de política como uma orientação de assuntos financeiros, sociais e econômicos por meio do estado, já na visão moderna é o estudo da relação entre governo e sociedade.

Em um significado moderno vemos que a essa ideia se diferencia pela ideia de que politica é qual quer interação humana com coisas ligadas ao estado a serem estudadas ou atividades que se referem ao mesmo.

Tendo em vista as explicações anteriores podemos perceber uma forte relação entre poder e política, em uma concepção mais branda dessa relação é o exercício de uma ideia de superioridade de homem superior ao homem, visto como a realização de poder, porém não se atenha somente a esta forma de poder, pois é só um tipo de vários. Existe ainda a subdivisões de poder, onde é visto a que o poder é exercício em prol de uma pessoa a outra, como interesse de filhos realiza poder em seu pai.

Há formas diversas de poder político que se obtém pela influencia que um ser mais relevante socialmente exerce em um ser menos relevante, o texto menciona três tipos de poder, o primeiro refere-se ao econômico que é o poder que o patrão exerce em seus funcionários por ele obter os meios de produção e o seu empregado necessitar do pagamento pela sua mão de obra, este é um dos tipos mais fortes de poder, tendo em vista a necessidade das pessoas pelo dinheiro em um mundo capitalista. Uma forma de poder que está de certa forma perdida nos dias atuais é o poder ideológico onde quem tem este poder são os intelectuais e cientistas e usam de seus conhecimentos para influenciar no pensamento comum e assim mudar suas condutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com