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RESUMO DO CAPÍTULO I DO LIVRO "ÉTICA, FUNDAMENDOS SÓCIO-HISTÓRICOS"

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Por:   •  3/7/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

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RESUMO DO CAPÍTULO I DO LIVRO “ÉTICA, FUNDAMENDOS SÓCIO-HISTÓRICOS”.

AS BASES SÓCIO-HISTÓRICAS DE CONSTITUIÇÃO DA ÉTICA.MACEIÓ

2013

As possibilidades do homem se tornar um ser ético surgiram quando ele rompeu o intercâmbio imediato e instintivo com a natureza para começar a construir o seunovo ser, si mesmo (molda a natureza social – depende da natureza para sobreviver)

Ética, como modo de ser socialmente determinado, surge no processo de autoconstrução do ser social.

O ser socialsurge da natureza e suas capacidades são construídas por ele mesmo (autor e produto de si) – sua historicidade exclui qualquer determinação que transcenda a história e o próprio homem.

A atividadehumana (consciente, racional e projetiva) se diferencia da atividade animal (limitada, instintiva e imediata).

Marx, defende a capacidade desenvolvida pelo trabalho como sendo transformação danatureza os animais tem uma capacidade de produzir referente as suas necessidades, o homem tem a capacidade de produzir sem ter a necessidade física do produto e também sem limitar quantidades.

Trabalho éo ponto de partida da humanização do homem, domínio sobre si mesmo. Realização da produção (supõe o papel ativo da consciência) = mediação primária da vida social, pois para transformar a natureza épreciso conhecê-la. Não existe uma relação de causa e efeito nas ações humanas, pois a realidade é dinâmica.

“O resultado da práxis não é uma consequência causal de uma precedente deliberação, masum campo de possibilidade real, delimitado e consequentemente tornado real” - Lukács

- Não existe consciência sem um ser, assim como não existe trabalho sem projeção ideal. O que diferencia o trabalho executado pelo homem e pelos animais é a capacidade de uma projeção ideal (idealização de algo) do que será produzido (capacidade teleológica do homem) Como práxis o trabalho realiza duplo movimento: supõe a atividade teleológica por parte do sujeito que o realiza e cria uma realidade nova e objetiva. O trabalho é capaz de fazer com que o homem adquira aspectos culturais e aprimora os sentidos, uma vez que geras novos produtos. As propriedades naturais dos objetos da natureza só têm valor para o homem de acordo com as suas necessidades e propriedades decorrentes do trabalho. A liberdade é resultado da atividade humana, pois liberdade é simultaneamente capacidade de escolha para alcançar um fim e capacidade prática de criar condições para alcançar os objetivos das escolhas e para que novas escolhas sejam criadas.

O trabalho assim é um processo de transformação material entre a natureza e o homem. É o processo pelo qual ele realiza, regula e controla sua ação física de necessidades e consumos produtivos. Ele faz parte da realização humana, pois pela realização humana no trabalho, tudo se transforma. Tanto oq de faço ele usa, como ele próprio. Pois é do que ele gasta para a produção, que o objeto ganha forma.

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