TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Cap 5 Livro Filosofia

Por:   •  11/3/2016  •  Resenha  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  5.581 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 5 – Unidade 1

A filosofia, assim como todas as criações humanas, esta presenta na história e tem uma história. Ao longo dela seu principal objetivo foi manifestar e expressar os problemas e questões que surgiam do homem quando o mesmo se deparava com algo novo e incompreendido. Ela também procurava a resposta para esse problema propondo mais perguntas. A carga filosófica foi passando ao longo da história de filosofo para filosofo, em uma sociedade, seus problemas, suas soluções e sobretudo novas questões.

Por estar na história a filosofia, assim como outras matérias históricas, é dividida em grandes períodos e é desses que falarei agora:

Filosofia antiga: período compreendido entre o século 6 antes de Cristo e o 6 depois de Cristo. Dentro dele estão os 4 grandes períodos da filosofia greco-romana.

Filosofia patrística: esse período perdurou do século 1 até o século 7. Essa filosofia era voltada para a evangelização e defesa da religião cristã. É conhecida por esse nome por ser obra de dois apóstolos, Paulo e Joao, e dos padres da igreja. Foi uma forma de conciliação do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. Sendo essa conciliação um meio de converter os pagãos. Ela introduziu ideias desconhecidas para os filósofos greco-romanos, impondo suas ideias cristãs e transformando-as em decretos divinos e dogmas, irrefutáveis e inquestionáveis. Surgiu então a distinção entre verdades sobrenaturais e verdades naturais. Sendo, portanto, o grande tema desta filosofia a possibilidade ou impossibilidade de conciliar a razão e a fé. A respeito disso existiam 3 posições principais:

- A fé e a razão são irreconciliáveis e a fé é superior a razão.

- A fé e a razão são conciliáveis mas a razão é subordinada à fé.

- A fé e a razão são irreconciliáveis, mas cada uma tem seu próprio campo do conhecimento e não devem se misturar.

Filosofia medieval: surgiu com o final da filosofia patrística, século 7, e se estendeu até o século 14. Ela abrange pensadores de várias etnias, europeus, árabes e judeus. Nesse período a igreja Romana era quem dominava a Europa. Por também ter sido ensinada nas escolas, a partir do século 12, ela também é conhecida como escolástica. Foi bastante influenciada por Platão (neoplatônico) e Aristóteles. Ela tinha a mesma base que a filosofia patrística, mas com alguns novos problemas. Durante esse período surgiu a teologia. Uma característica marcante desta filosofia foi a invenção de um novo método de exposição das ideias filosóficas, a disputa, nesse método era apresentada uma tese que devia ser refutada ou defendida com argumentos bíblicos, de Aristóteles, de Platão ou de outros padres da igreja. Ou seja, predominava o princípio da autoridade, para ser considerada verdadeira uma ideia devia ser baseada nos argumentos de uma autoridade reconhecida.

Filosofia da Renascença: Dominou somente durante o século 14. É marcada pelas descobertas de obras de Platão e Aristóteles, até então desconhecidas. Essa época se dedicou a recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos e à imitação deles.

Era caracterizada por 3 linhas de pensamento predominantes: De acordo com uma delas a natureza era um grande ser vivo dotado de uma alma universal e feita de laços e vínculos entre todas as coisas. O homem era um microcosmo no macrocosmo e podia agir sobre o mundo por meio da magia natural, da alquimia e da astrologia. Esse pensamento era proveniente da leitura de três diálogos de Platão, das obras dos filósofos neoplatônicos e do conjunto dos livros de hermetismo ou de magia natural, supostamente vindos do Egito; uma segunda originaria dos pensamentos florentinos e que valorizava a vida política e defendia a liberdade das cidades italianas contra o poderio dos papas e imperadores. Defendia a liberdade política e recuperou a ideia da republica; e por fim uma terceira que propunha o homem como artífice do próprio destino, tanto por meio dos conhecimentos de astrologia, alquimia e magia, como por meio da política, das técnicas e das artes.

Filosofia moderna: também conhecido como o Grande Racionalismo Clássico esse período durou somente um século, século 17 a 18, o principal objetivo desse período foi vencer o pessimismo teórico reinante até então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com