TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REcursos Humanos

Monografias: REcursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

Centro de Educação Anhanguera – Pólo Angra dos Reis

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – 1º Semestre

Disciplinas: Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação

ADRIANA DE ALMEIDA PIRES GOMES 8977219383

BERNADETE GUEDES CORREIA 8558902025

CELIA REGINA ZULMIRO CRUZ 8905173510

ELLEN CRISTINA DE SOUZA BARBOSA... 9999365928

RITA DE CÁSSIA BRAGA DE ALMEIDA 8527977893

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor EAD: Anivelte Siqueira

Angra dos Reis, 15 de Abril de 2013.

ADRIANA DE ALMEIDA PIRES GOMES 8977219383

BERNADETE GUEDES CORREIA 8558902025

CELIA REGINA ZULMIRO CRUZ 8905173510

ELLEN CRISTINA DE SOUZA BARBOSA... 9999365928

RITA DE CÁSSIA BRAGA DE ALMEIDA... 8527977893

DESAFIO PROFISSIONAL

.

Angra dos Reis, 15 de Abril de 2013.

Sumário

Introdução

Uma conceituada gravadora de músicas, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende instalar-se em um bairro de classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa. Por outro lado, a associação de moradores do mesmo bairro entrou com um pedido/manifesto junto a prefeitura da cidade para impedir as instalações do novo empreendimento, alegando a perturbação da ordem pública, devido ao barulho, trânsito e a segurança do bairro que poderá ser afetado com a entrada e saída de artistas do mesmo.

Após analisar o pedido dos moradores, a prefeitura verificou que o projeto já havia sido aprovado e entrou em contato com a empresa, imediatamente, informando sobre as reivindicações dos moradores, solicitando uma negociação com a associação de moradores, marcando uma reunião prévia em vinte dias e para chegarem a um acordo, em uma reunião agendada para quarenta e cinco dias.

Mapeamento do Perfil dos Oponentes

A associação de moradores liderada e representada pelo administrador Carlos Henrique, que tem como objetivo impedir a construção da gravadora em seu bairro, alegando a perturbação da ordem pública. Em sua representação, defende que o bairro abriga, em sua maioria, um público conservador, que presa pela tranquilidade, visto que sua maioria é de 3º idade, ou seja, acima de 65 anos. Em sua argumentação diz que a instalação da gravadora no bairro, causaria transtornos aos moradores, tais quais: barulhos, falta de segurança e danos a estruturas relacionados ao aumento do trânsito no local. Desta forma, a Associação defende a sua posição, que o bairro não necessita dos progressos vindos deste empreendimento.

A gravadora de músicas, que é representada pelo estrategista e experiente negociador em meio a conflitos Sr Jorge Andrade, que tem como objetivo a liberação da construção do empreendimento da gravadora, com a alegação de que, o progresso é inevitável. Defende ainda que a gravadora vai contribuir de forma atuante na obtenção de melhorias para o bairro, desde que, a negociação gere benefícios para ambas as partes.

Mapeamento das Habilidades Essenciais das Negociações (segundo modelo de Jung)

Associação de moradores

Com um estilo restritivo, onde governa e controla o bairro, e, sua característica é a obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente usando táticas de acordo com seus interesses, a coerção, o medo e as ameaças.

Gravadora de músicas

Com um estilo confrontador, onde inclui os outros como parceiros, e, sua característica é de procurar a equidade usando uma tática híbrida entre colaboração e confronto definindo e estabelecendo limites para as partes, para que as negociações avancem.

Analise e Planejamento da Negociação

Uma análise correta da negociação é que para ambos os oponentes, haverá benefícios e melhorias. Temos dois pontos principais nesta negociação, o da gravadora, que deseja se instalar no bairro e o impedimento de embargo de obra, feito pela associação de moradores, que apresenta vários argumentos para que o empreendimento não seja construído.

A gravadora utilizou do fator tempo, solicitando que fosse feita uma negociação, onde um negociador foi contratado para tratar do caso, a partir deste momento, começou-se a utilizar a variável informação, ou seja, o negociador partiu em busca de informações sobre o bairro para montar seu planejamento com objetivos, estratégias e argumentos.

Os objetivos da gravadora são de conseguir instalar-se no bairro, investir em melhorias em toda região, trazendo um progresso continuo possibilitando a vinda de outras empresas na região.

Sr. Jorge Andrade, negociador da gravadora, compareceu a sede a prefeitura local, a fim de informar-se sobre o bairro, para dar andamento ao seu planejamento estratégico.

Foi analisado que o argumento do bairro sobre o barulho, dava-se pelo desconhecimento do sistema de funcionamento de uma gravadora de músicas, então sugeri uma visita para alguns moradores a matriz da gravadora. Outra estratégia, do negociador, será a de ouvir primeiro o que a outra parte deseja negociar e depois dispor das suas ações.

Referente ao trânsito no bairro foi identificado, após pesquisas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com