TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação Do Serviço Social No Brasil

Artigos Científicos: Reconceituação Do Serviço Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Reconceituação do Serviço Social no Brasil

Percebemos que no começo dessa nova etapa da profissão do assistente social que se desliga da igreja para tomar um caminho mais junto ao estado e suas necessidades, sofre com essa ruptura por assim dizer, já que se depara com um sistema que vai nortear de maneira ainda não madura e cheia de interesses as novas metas da profissão, com muito mais necessidades do que vantagens para oferecer aos profissionais e a novas ideologias que precisarão ser criadas em meio uma avalanche de demanda torna um desafio grande para o Assistente Social.

Porem por outro lado percebemos também a necessidade de se caminhar de maneira mais ampla e objetiva já que o recurso do estado era e como até hoje é um suporte indispensável para a realização do serviço social, de maneira a tentar atender uma demanda tão complexa e crescente cheia de desafios e pressões sofridas de diversos lados da sociedade.

O encontro de Araxá foi sem duvida de suma importância para se começar a entender esse novo caminho que a profissão iria enfrentar como deixar de ser um executor somente e também criar e gerir políticas sociais deixaria mais complexo e desafiador a profissão, mas também iria gerar um amadurecimento de métodos e metas agregando valores indispensáveis para o Assistente Social, os movimentos que se seguirão foram dando impulso a reconceituação da profissão dentro dos limites que cada um enfrentava.

Em uma breve colocação não percebemos que a Igreja não era contra a evolução do Serviço Social apesar de sofrer as criticas do movimento criado por Ela, observamos que a ignorância e intolerância também do governo da época prejudicou muito mais o deslanchar das necessidades que se encontrava pelo longo caminho até hoje ainda sendo percorrida, uma visão critica foi sim muito necessária já que mesmo a metodologia dos Estados Unidos teve sim a adequação para a realidade presente da época e de nossos pais por assim dizer também se reconceitua de maneira vivificante para a profissão.

Nesse sentido destacamos o comprometimento com a transformação social que sob uma agressiva economia que não conseguia controlar o rastro de desigualdade que ela própria deixava pelo caminho, claro sua meta era bem diferente conhecida por todo o famoso capitalismo, sempre tentava e tenta camuflar o estrago.

É nesse meio que o Assistente Social vem se erguendo para deixar mais humana a sociedade e deixar a desigualdade e injustiça menos dolorosas para as pessoas que sempre precisarão e precisão de um norteamento, para não tropeçar ainda mais em degraus que na maioria das vezes são tão altos de um para o outro que se tornam inalcançáveis para uma sociedade tão limitada e desprovida de informação e formação, deixada aos cuidados deque podemos ajudar concretamente nós os Assistentes Sociais mesmo com todos os avanços e evoluções, mesmo com vários enfoques que envolvem a reconceituação parece que não conseguimos perder o que desde os primórdios vem se tentando amar concretamente.

Etapa 2-

Teorização do Serviço Social – Leitura das paginas 90 a 124.

O documento de Araxá- em 1967 em Minas Gerais, apresentava-se inseguro, pois às vezes demonstrava avanços, pois existiam discussões filosóficas metodistas, tratava-se de um modelo de uma tentativa de deixar o passado assistencialismo, o documento propõe que existia uma necessidade da reformulação do Serviço Social e criação de novos métodos para o Serviço Social. Neste documento existia a proposta de reformulação do Serviço Social para intervir na dinâmica social. O documento de Araxá é o modo como o serviço social era visto na época, os participantes demonstravam eficazes, mas logo depois nos encontros regionais mostrava algumas opiniões contrarias.

O principal objetivo do documento de Araxá era estudar possíveis mudanças, ou seja, a “Teorização do Serviço Social.”

“Teorizar não é construir o que já foi estabelecido, mas procurar novos alicerces; não é apenas aumento dos conhecimentos, mas transformar o que já se sabe, construindo para esclarecer, dar significações novas e confirmar o que já existe” Kaplan (CBCISS – 94).

Sendo assim a idéia não era procurar um “novo” serviço social, ou a reconceituação atual, mas iniciar pelo que já se conhecia e fazendo transformações desses conhecimentos. Sendo assim com a Teorização o Serviço Social teria uma nova visão, pois a teoria serviria ao Serviço Social como:

1- Como respostas a perguntas levantadas pela sua aplicação.

2- Fazer uma analise ou interpretar conceitos a até e receber praticas e técnicas aplicadas no momento.

3- Reavaliar conceitos existentes e selecionar o que era importante ao serviço social.

4- Ver objetiva as praticas do Serviço Social para corrigir suas distorções.

O documento de Araxá foi considerado válido nos encontros regionais, suas idéias são validas; porém alguns aspectos foram ditos na síntese desse documento, mas isso não, “prejudicou a apresentação das inovações e idéias básicas gerais.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com