TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 12

1. RECURSOS HUMANOS

Entre as modificações ocorridas no cotidiano, encontram-se diversas transformações que influenciam de modo direto nas organizações suas partes estruturais e colaborativas numa empresa a área que mais padece com tal mudança é o setor de Recursos Humanos. A área de departamento de pessoal está sendo muito modificada desde sua denominação até o seu desempenho dentro da empresa como um todo. O RH como junção ou departamento: RH é unidade operacional que funciona como órgão da staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção treinamento, remuneração, comunicação higiene e segurança do trabalho, benefícios etc. RH como praticas de recursos humanos: RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção treinamento, remuneração, beneficio, comunicação higiene e segurança do trabalho. Chiavenato (1999, p. 2 ) destaca sobre ao que se refere RH:

“RH como profissão RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com seres humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios engenheiros de segurança médicos do trabalho”.

. Um dos maiores desafios do RH’s das empresas tem sido encontrar pessoas que se encaixem no perfil da mesma, facilitando assim a adaptação com o ambiente de trabalho. Mas também, não podemos nos preocupar somente com as habilidades que as pessoas tem, como também com o seus valores, interesses e características pessoais, pois isso influência diretamente na convivência com os outros colaboradores.

1.1 Recrutamento

Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um número de candidatos qualificados para uma organização. Para Chiavenato (1999, p. 92): “Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferecem ao mercado de RH oportunidades de emprego que pretende preencher.

Através desse processo de recrutamento, a organização busca ou atrai candidatos para desenvolver o processo seletivo para preencher as vagas livres. O recrutamento é um processo de comunicação, onde é comunicada e divulgada a oportunidade de emprego atrai os candidatos para o processo seletivo.

As principais formas de recrutamento interno:

- Anúncios em jornais e revistas especializados;

- Agencias de recrutamento;

- Contato com escolas, universidades e agremiações;

- Cartazes de anúncios em lugar visíveis;

- Apresentações de candidatos por indicação de funcionários;

- Consultas aos arquivos de candidatos;

- Banco de dados de candidatos.

1.2 Seleção

Seleção é processo de escolher o melhor candidato para a vaga. Para Chiavenato (1999, p. 107): “Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos à pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível considerando as atuais condições de mercado”. Seleção é a obtenção e o uso de informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego. A seleção de pessoas funciona como um filtro que escolhe alguns candidatos entre vários recrutados. São selecionadas as pessoas que apresentam as características desejáveis pela organização. A seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados aqueles que são mais adequados aos cargos oferecidos pela organização.

As técnicas utilizadas para selecionar um candidato são:

- Entrevistas;

- Provas de conhecimento;

- Testes psicométricos e de personalidade;

- Técnicas de simulação.

1.3 Treinamento

O treinamento é um processo continuo. Segundo Chiavenato (1999, p. 295); “Treinamento é o processo de ensinar aos novos as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos”. O Treinamento possui quatro etapas:

- Diagnóstico: levantamento das necessidades de um treinamento;

- Desenho: elaboração do programa de treinamento;

- Desenvolvimento: é a aplicação do treinamento;

- Avaliação: verificação dos resultados.

1.4 Segurança, higiene e medicina do trabalho.

É também função dos Recursos Humanos mudarem o comportamento de pessoal no sentido de evitar acidentes de trabalho num, primeiro enfoque. Mas, ainda é obrigação da organização, cuidar da saúde de seus funcionários saúde entendida como o estado completo de bem estar físico, mental e social, não constituindo, portanto na simples de ausência de doença. Essa deve ser uma das preocupações constantes do RH.

1.5 Higiene

A higiene do trabalho está relacionada com todas as condições ambientais de trabalho, portanto o trabalho deve ser desenvolvido em um ambiente com boas condições. Um ambiente saudável deve apresentar as condições físicas positivas, e as condições psicológicas e sociológicas devem ser saudáveis, influindo de maneira positiva sobre o empregado evitando problemas emocionais.

1.6 Segurança

O objetivo que a segurança do trabalho busca atingir é antecipar-se aos riscos de ocorrência de acidentes, para que esses sejam minimizados, ela envolve três áreas prevenção de acidentes, incêndios e prevenção de roubos.

1.7 Remuneração

“Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento ou recompensas das aos funcionários e decorrentes do seu emprego”. (CHIAVENATO, 1999, p. 223).

2. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com