TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Esta avaliação a distância é composta de uma questão que possui três passos. O primeiro você já resolveu na atividade do nosso tópico de estudos 2, presente no Eva. Em seguida, é só continuar e resolver também o 2º e 3º passos dessa avaliação.

Com base nos textos lidos e nos vídeos sugeridos em nossa Unidade de Aprendizagem no que se refere à criatividade, motivação e comunicação, realize uma pesquisa em alguma empresa que você conheça, conforme os seguintes passos.

1) Realize uma pesquisa em uma instituição – de preferência com alguém da direção ou do departamento de Recursos Humanos -, levantando os dados conforme seguinte roteiro: (3,0 pontos)

Dados de Identificação da empresa:

Nome da empresa/instituição. Companhia de Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva.

Ramo de atividade da empresa/instituição: Segurança das fronteiras do país.

Tempo de existência da instituição:110 anos.

Número de colaboradores (pode ser um número aproximado): 169 militares.

Questões:

Quais meios de comunicação são utilizados pela instituição com seus colaboradores? Contato pessoal, via rádio e propaganda.

A instituição possui programas/ações de motivação para o trabalho? Se sim, quais? Sim, vários cursos e estágios na área de segurança na fronteira, principalmente em ambientes de SELVA.

Quais estratégias são realizadas na instituição para o estímulo da criatividade? A um programa de incentivo a produção intelectual, premiando os primeiros colocados.

Importante: escreva as respostas exatamente como foram ditas pelo(a) entrevistado(a), no momento da entrevista.

2) Escreva um texto, de aproximadamente 10 linhas, contendo as respostas a essas questões e sua análise crítica sobre as mesmas, com base nas leituras, vídeos e atividades realizadas em nossa Unidade de Aprendizagem, assim como em sua experiência. A proposta é uma síntese do que foi pesquisado, incluindo sua análise (O que você pensa sobre as respostas? A instituição faz o suficiente? O que falta? etc). (3,5 pontos) A referida instituição, dá um meio de crescimento profissional para seu pessoal, porém não há um plano de crescimento na vida pessoal, pois seus cursos e estágios são especificamente para a vida militar, acontecendo várias vezes de o militar temporário, sair da instituição sem uma profissão definida, simplesmente militar, o que leva muitas vezes a desmotivação e sem uma perspectiva futura ao final de seu tempo na caserna. O programa de incentivo intelectual poderia ser engrandecido por um incentivo ao estudo, tentando qualificar o pessoal em várias áreas do conhecimento, pois uma dificuldade desta instituição é a falta de pessoal, devido a localização em área de difícil acesso no meio da selva amazazônica. Qualificando seu pessoal em diversas áreas, isto poderia ajudar em vários aspectos, principalmente na questão de qualidade administrativa.

3) Feita a pesquisa (levantamento e análise de dados), elabore uma proposta de melhoria à empresa/instituição pesquisada, conforme seguinte quadro. Insira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com