TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Os projetos hoje, são importante devido a competitividade no mercado, tendo em vista que procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e gerenciamento.

Por serem temporários, os projetos têm, obrigatoriamente, início e término definidos, baseado nisto passa-se a descrever de forma detalhada cada uma das fases que passa um projeto que tem sempre o objetivo de levar a empresa de um determinado posicionamento presente para outro mais vantajoso no futuro.

A primeira fase de um projeto é a concepção, esta fase diz respeito ao início de um projeto, abordando a descrição do bem ou serviço a ser projetado, traçando-se um plano estratégico onde os executores precisam estar atentos à realidade e às necessidades da empresa.

Outro ponto importante nesta fase é os critérios de seleção do projeto, ou seja, o foco para iniciar um projeto e a medida que este vai avançando é importante manter um registro dos resultados obtidos e de outras informações.

Além disso, nesta fase há a necessidade de se identificar e nomear um gerente de projeto, sendo este o responsável pela condução e pelo desenvolvimento desse projeto.

Para que o projeto tenha sucesso é preciso ainda na fase de concepção, que alcance o objetivo planejado com sucesso sendo necessário para tanto que sejam concluídos no prazo, com custo determinado e com qualidade estipulada, estes pontos é denominado por Lima (2010, p. 79) como sendo a tríplice restrição do projeto.

Finalizando esta fase de concepção estão as premissas que são as idéias que afetaram o projeto como um todo.

Finalizada esta fase passa-se à fase seguinte que é o Planejamento que abrange o desenvolvimento do plano do projeto, os métodos de planejamento, as habilidades e conhecimentos, as ferramentas e técnicas necessárias, o plano de projeto, a estrutura analítica,gráfico de PERT, diagrama de Gantt, identificação do caminho crítico, o planejamento e gerenciamento de risco e o planejamento e gerenciamento dos recursos humanos.

Nesta fase identifica-se as melhores estratégias do projeto detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação de recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

Os métodos de planejamento utilizados fica sempre a critério dos plajadores que na maioria das vezes são misturas de ferramentas, combinando reuniões e softwares de gerencia de projetos.

O obejtivo desta fase é apresentar de modo organizado todas as fases, atividades e tarefas que serão realizadas no decorrer do projeto. É uma ferramente que utiliza um tempo considerável para sua elaboração, poisn quanto mais detalhada ele for, maior será o entendimento sobre os aspectos relacionados ao projeto, eliminando ou minimizando possíveis riscos que poderão afetar negativamente o resultado do projeto.

Deve-se pois nesta fase contemplar todas as fases e atividades de execução do projeto, evitando o esquecimento de alguma atividade.

Nesta fase utiliza-se de um diagrama, denominado Gantt, onde é possível visualizar as atividades que cada indivíduo de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com