TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  9.614 Palavras (39 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 39

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RAIMUNDA NONATA RODRIGUES DE SOUSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Polo - Gama DF 2014

RAIMUNDA NONATA RODRIGUES DE SOUSA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TEMA: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL; GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE; PLANEJAMENTO DE CARREIRAS

SEMESTRE: 5º

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Auditoria em Recursos Humanos, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Recrutamento e Seleção, Administração de Remuneração e Benefícios.

Professores: Elisete Zampronio de Oliveira; Ana Céli Pavão; Cláudia Cardoso Moreira Napoli; Marilucia Ricieri; Rinaldo Lima

Polo Gama-DF 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................ 4

APRECIAÇÕES......................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 18

INTRODUÇÃO

A profissão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.

A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX, com o MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925). Esse movimento tinha como objetivo proporcionar fundamentação científica para a padronização das atividades administrativas, que a improvisação e o empirismo fossem substituídos, fazendo com que a falta de processos organizacionais fosse eliminados. Por meio da técnica de observação, Taylor concluiu que os operários produziam muito menos do que poderiam. Partindo desse pressuposto, desenvolveu seu sistema de Administração Científica, que tinha como fundamento a racionalização do trabalho, que buscava na redução do tempo a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas. Logo após o movimento da administração cientifica iniciou-se a ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS, um movimento que surgiu com a necessidade de comprovar que o produto final sofria alterações de acordo com as influências sofridas no ambiente de trabalho pelos trabalhadores, ou seja, dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações. A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho definidas pelos teóricos da Administração Científica. A partir da segunda guerra mundial (década de 40), a administração de pessoal passou a se preocupar mais com as condições de trabalho e com os benefícios disponibilizados aos seus empregados. Os estudos sobre o comportamento humano nas organizações aumentam em número e importância e incluem temas como motivação, liderança, participação nas decisões, resolução de conflitos, saúde e lazer. A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS teve seu início na década de 1960, quando essa expressão passou a substituir as utilizadas no âmbito das organizações: Administração de pessoal e Relações Industriais. A Administração de Recursos Humanos tem como objetivo oferecer para a organização uma visão sistêmica de seu pessoal.

Nesta nova era da informação, as equipes de gestão de pessoas passam a assumir atividades estratégicas de orientação global que substituem os antigos departamentos de RH. As tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros, enquanto a gestão é focada no gerenciamento com e para as pessoas, considerando colaboradores como sujeitos dotados de talento, capacidade, habilidades e atitudes capazes de gerar sucesso organizacional. A gestão de pessoas é representada pelas pessoas e organizações, sendo que, se não houver pessoas e organizações, não há necessidade de existir a terminologia Gestão de Pessoas. Isto acontece porque as organizações são compostas de pessoas e precisam delas para atingir suas metas e cumprir sua missão. Da mesma forma que as pessoas necessitam das organizações para alcançar seus objetivos pessoais.

2 OBJETIVOS :

2.1 OBJETIVO GERAL

A questão a ser refletida é: O que é uma organização? Posso resumir como um conjunto de pessoas que interagem de forma direta ou indireta, seja internamente ou externa, afim de conseguir determinados objetivos. O RH é o principal alicerce dessa construção. A variável humana dentro de uma empresa é substanciada pelo perfil psicológico, suas demandas e decisões. É a construção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com