TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ATPS ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS

BARRA DO CORDA - MA

NOVEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO: BARRA DO CORDA- MA

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EMRECURSOS HUMANOS 6º PERIODO

TUTOR A DISTANCIA: PROFESSORA MA. IRMA MACARIO

TUTOR PRESENCIAL: ELIANA VITERBIA

ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS

BARRA DO CORDA - MA

NOVEMBRO DE 2013

Conceitos de Gestão de Pessoas

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:

Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Os objetivos da Gestão de Pessoas:

 Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão,

 Proporcionar competitividade à organização,

 Proporcionar à organização pessoas treinadas e motivadas,

 Aumentar a auto atualização e a satisfação no trabalho,

 Desenvolver e manter a QVT,

 Administrar e impulsionar a mudança

Os seis processos de Gestão de Pessoas

1. Agregar Pessoas: recrutamento e seleção. São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa.

2. Aplicar Pessoas: modelagem no trabalho e avaliação de empenho. Incluem desenho organizacional e de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

3. Recompensar Pessoas: remuneração, benefícios e incentivos. Processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.

4. Desenvolver Pessoas: treinamento e desenvolvimento. Processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas envolve gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

5. Manter Pessoas: higiene, segurança, qualidade de vida e relações com sindicatos. São processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas, isso inclui fatores como clima, disciplina, higiene, administração da cultura organizacional, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

6. Monitorar Pessoas: banco de dados e sistema de informações. É o acompanhamento e controle das atividades das pessoas e a verificação de seus resultados.

As pessoas constituem o mais importante capital das organizações, havendo uma relação de interdependência entre elas. Cada uma das partes tem seus objetivos, objetivos organizacionais e objetivos individuais. Antes as pessoas eram consideradas apenas recursos (humanos), mão de obra, mas a mentalidade das organizações evoluiu, passando a enxergar as pessoas como colaboradores, vendo que se estimuladas corretamente elas passariam a agir como parceiros atingindo então as metas da organização, e também seus objetivos pessoais tais como o crescimento profissional e melhor qualidade de vida. Resultando em uma relação de ganha-ganha.

Sobre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas...

No filme é retratada e satirizada a realidade da década de 1930 do período industrial, momento depressão pós-crise de 1929 vivido pelos norte-americanos, onde mostra que os trabalhadores da época tinham sua mão de obra explorada pelas indústrias que só queriam obter lucros, pois estava indo à falência devido à crise. Mostra como a classe trabalhadora era tratada pelos donos dos meios de produção, com cargas horarias extensas e abusivas, obrigando-os sempre a produzir mais em menos tempo, em locais sem a mínima segurança e higiene. O numero de desempregados só aumentava, pois as maquinas substituíam o trabalho humano, exigindo apenas poucos operadores especializados para determinada função, destaca-se então a divisão de tarefas transformando o homem em uma espécie de máquina. Na época muitas pessoas passavam fome e não tinham emprego, e as poucas que trabalhavam eram exploradas sob condições desumanas e com salários indignos, por outro lado, havia os donos das indústrias que queriam fugir da falência e obter lucratividade. O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia- a -dia, como se Chaplin tivesse uma visão do futuro. O avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar. Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com