TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  9.502 Palavras (39 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 39

INTRODUÇÃO

Em tudo o que fazemos existe o princípio das relações humanas. A comunicação é o meio principal em que este relacionamento acontece.

Precisamos nos relacionar em todas as situações e para a isso o uso da comunicação é indispensável.

No ambiente de trabalho as relações humanas devem adquirir uma postura mais formal do que a que desenvolvemos no dia-a-dia, pois lidamos, principalmente, com hierarquias. Não podemos nos relacionar com o Presidente da Empresa da mesma forma que nos relacionamos com o Office-boy ou a Auxiliar de Escritório.

Nós, seres humanos, desenvolvemos a habilidade de nos relacionarmos com quase todas as espécies existentes no planeta, não exclusivamente a relação humana.

Da mesma forma, acabamos nos relacionando com a maioria dos ambientes que temos contato. Com o desenvolvimento tecnológico acabamos interagindo e usufruindo de locais que nunca imaginamos ter acesso.

Mas no âmbito das relações humanas, existem níveis de relacionamentos e formas de nos comunicarmos.

Este material visa analisarmos quais as formas mais adequadas de nos relacionarmos em todas as instâncias profissionais, respeitando as hierarquias, o horário de trabalho sem mesmo negligenciar as possíveis amizades que do ambiente de trabalho possam surgir.

CAPÍTULO I

- 1. O Problema

1.1. Apresentação do Problema

Muitas vezes as Relações Humanas no ambiente de trabalho tornam-se tão informais que o desenvolvimento ético e profissional ficam prejudicados.

Que nível de Relações Humanas o Administrador de Empresas deve focar e instigar em seus funcionários para que o ambiente de trabalho seja ao mesmo tempo agradável, profissional e bem sucedido?

1.2. Objetivo do Estudo

1.2.1. Objetivo Geral

Diagnosticar que postura do Administrador de Empresas na gestão de pessoal pode promover em seu ambiente de trabalho Relações Humanas profissionais amistosas que não comprometam o desempenho da empresa.

1.2.2. Objetivos Específicos

Analisar as diferentes posturas de gestores.

Perceber as relações de poder do gestor no ambiente de trabalho com seus subordinados.

Analisar as implicações dessas relações no desempenho da produção dos funcionários.

1.3. Questões de Pesquisa

Quais podem ser as posturas dos Gestores de Pessoal?

Que programas de incentivo e aperfeiçoamento podem ser aplicados para se obter dos funcionários a postura correta profissional sem transformar o ambiente de trabalho em um local frio e impessoal?

Quais são as implicações dessas relações no desempenho profissional?

Qual a importância do Administrador de Empresas na Gestão de Pessoal?

1.4. Significância do Estudo

O resultado da presente pesquisa pode ser útil a estudantes de Administração de Empresas com foco em Recursos Humanos que visem trabalhar as Relações Humanas no Ambiente de Trabalho.

Pode ser útil a Profissionais de Recursos Humanos que objetivem encontrar meios de incentivo e aperfeiçoamento de pessoal para tornar agradável e eficiente o ambiente de trabalho.

Pode ser útil aos profissionais de todas as áreas que desejem melhorar o seu marketing pessoal dentro e fora da empresa.

1.5. Variáveis

1.5.1. Variáveis Dependentes

Acesso a Acervo Bibliográfico sobre o tema desta pesquisa.

1.5.2. Variáveis Independentes

Identificação do nível de Relações Humanas que o Administrador de Empresas deve focar e instigar em seus funcionários para que o ambiente de trabalho seja ao mesmo tempo agradável, profissional e bem sucedido?.

1.5.3. Variáveis Intervenientes

Dispor de tempo para que possa me dedicar a esta pesquisa e continuar minhas atividades profissionais em paralelo.

1. 6. Limitação do Estudo

Acervo Bibliográfico.

Consulta a portais da Internet.

1.7. Delimitação do Estudo

Acervo de Bibliotecas Públicas e Particulares.

Acervo Particular.

Bibliografia indicada por Colegas e Amigos.

1.8. Referencial Teórico

“Para cada mil homens dedicados a cortar as folhas do mal, há apenas um atacando as raízes.”

Thoreau

Apud: Covey, 1989, p. 31

- CAPÍTULO II

2.1. O Ser Humano

Do momento em que nasce em diante, o ser humano vive de acordo com o modo de se relacionar com o mundo ou com a realidade. Nossa situação existencial, aqui-e-agora, física ou psíquica, depende de como nos relacionamos com o mundo, depende da qualidade com que nosso ser reage à realidade.

“Quando a questão a ser considerada for, por exemplo, a alergia, estamos falando de uma maneira imunológica e particular da pessoa se relacionar com determinados objetos do mundo, "transformando-os" em alérgenos. Supondo que outras pessoas em contacto com os mesmos elementos não reagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com