TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Mulheres no Esporte

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

O livro "Holocausto Brasileiro", escrito pela jornalista Daniela Arbex, descreve os horrores outrora vividos num hospital psiquiátrico chamado Colônia, famoso pelas suas histórias de tortura. Nesse sentido, a autora cita o caso de Conceição Machado, uma jovem que foi internada apenas por reivindicar ao seu pai a mesma remuneração que seus irmãos homens recebiam. Diante dessa perspectiva, cabe estabelecer uma relação com a falta de valorização do esporte feminino no Brasil, visto que com base no machismo estrutural que dita o comportamento das mulheres, e na ênfase midiática dada à prática esportiva por homens, há um incrível menosprezo da sociedade no tocante à essa situação. Posto isso, um óbice dessa magnitude é terrível e urge por uma solução imediata.

Destarte, o machismo estrutural existente na sociedade é um agravante nítido à desvalorização da prática esportiva realizada por mulheres. Em análise a isso, um dos ícones do futebol feminino, Marta da Silva, criou uma grande repercussão ao usar batom durante jogos da Copa Do Mundo, pois sendo a maquiagem uma representação da feminilidade, pôde-se inferir uma crítica social brilhante, já que se tratava de um ambiente culturalmente masculino. Através desse ponto de vista, o arcaico conceito de que esportes são para meninos já se faz presente desde a infância, por exemplo, quando os presenteiam com bolas de futebol e às meninas lhes dão bonecas e laços de fita. Nesse sentido, o gosto pelo esporte já começa a ser cerceado nas futuras mulheres devido à risórios estigmas sociais desde muito cedo inibindo, assim, grandes possíveis talentos esportivos com base apenas em algo tão simplório quanto o gênero.

Outrossim, ainda que a população tivesse interesse em mudar essa realidade, a falta de enfoque midiático dado ao esporte feminino é gritante. Visto isso, há uma intensa divulgação do meio esportivo masculino, todavia raramente se houve falar da prática feminina. Analogamente a essa situação, cabe uma paráfrase ao escritor Carlos Drummond de Andrade: no meio do caminho havia a mídia, havia a mídia no meio do caminho. Pois, é extremamente complicado, sequer considerar, desconstruir os estigmas sociais no que tange ao machismo no esporte quando não há divulgação a respeito. Diante dessa realidade, as pessoas menosprezam as mulheres no âmbito esportivo, pois a mídia, maior contribuinte para a formação de opinião, também as menospreza.

Infere-se, portanto, que é preciso haver maior divulgação do esporte feminino para que assim ele possa ser mais valorizado. Desse modo, cabe ao Estado implementar campanhas informativas a respeito dos acontecimentos no meio

esportista das mulheres, e através da sua veiculação na internet mais pessoas poderiam ser alcançadas, visto que é o meio mais utilizado para informação na atualidade. Assim, a sociedade poderia entender que o esporte feminino também é relevante, e haveria um respeito mais igualitário quando comparado ao masculino. Mediante a isso, seria um grande passo para a desconstrução do machismo estrutural, e histórias como a de Conceição Machado seriam menos comuns no Brasil, pois, ao menos no esporte, as mulheres não sofreriam tanta opressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com