TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regimes de poder e direitos políticos

Artigo: Regimes de poder e direitos políticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

pg 274

09- Percebe-se que mesmo sendo um modelo incorreto de democracia,seu conceito prevalece na sociedade contemporânea,que visa a aceitação de opiniões divergentes,ocasionadas pela liberdade de expressão característica principal deste governo.Ao contrário do regime ditatorial.

Torna-se preferível,pois é evidente que maioria da população ira optar por um governo do povo,onde não se controla o conteúdo dos discursos escritos ou verbais, e também porque nele há prática de princípios de igualdade de direitos,oportunidades e tratamentos numa comunidade,onde se é possível eleger por meio do voto seus representantes.

Contrapondo,assim,a ditadura que era estabelecida normalmente por golpe de estado, onde se utilizava a repressão e a violência pois a força bruta estava fundamentalizada no poder.Não exisitia a paticipação do povo,era um sistema que exibia características totalitárias,como a censura que manipulava a opinião pública,sem citar as tiranias e torturas,influênciadas por tendências facistas e nazistas.

Por a democracia abranger maiores pesperctivas humanas,a ditadura porém, é ignorada devido ao seu sistema rígido, onde é complicado viver, por obrigar o indivíduo renunciar de seus direitos á liberdade,direitos políticos,principalmente de seus direitos humanos.

Democracia significa que o povo tem direito de dar seu voto de participar na opinião no seu pais,

mesmo nao tendo uma boa divisão de terras a falta de desigualdade social entre uma boa porcentagem da população brasileira, a ditadura reprime tudo isso ate mesmo a televisão que só transmite oque o governo quer que o pais saiba, as rádios que antigamente era proibidas de tocar musicas em relação aos acontecimentos no pais, uma banda que serie completamente proibida no brasil seria Legião Urbana.

11- O totalitarismo nazista foi possível devido há várias razões, mas, também porque os homens vivem suas vidas ocupados com o trabalho para a sua sobrevivência. Os homens normais vivem dentro de um sistema de crenças que lhes propicia a devida tranqüildade para manterem o que lhes parece mais correto. Ocupados que estão, não têm tempo para se distanciarem reflexivamente do mundo que vivem e, assim, poderem criticá-lo e avaliarem o que de fato é melhor para suas vidas. Desse modo não são os diretores de suas próprias vidas, não vivem a liberdade autônoma, mas, vivem o que o mundo lhes determina.

PG 284

02- A prudência (phrónesis) para os gregos era uma qualidade moral necessária ao exercício da atividadefilosófica e política. Era uma sabedoria pratica por meio da qual se ponderam os discursos contrários paradiscernir entre o certo e o errado, o justo e o injusto.

04- O poder dessacralizou-se, e com a autonomia da política (iniciada por Maquiavel e depois desenvolvidapor Hobbes), tanto o Estado como o direito passaram a ser entendidos como uma construção artificial que visaassegurar a segurança e as propriedades.

06-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com