TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Pesquisa De Estágio

Trabalho Universitário: Relatorio De Pesquisa De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre o estágio supervisionado em serviço social e sua importância na formação do profissional bem como sobre o processo de supervisão, quem são os atores envolvidos nesse processo bem como a função de cada um.

Também nos leva a compreensão da importância da supervisão do estágio na formação do profissional de serviço social, e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional.

Esse relatório sistematiza e analisa os dados obtidos através do trabalho de estágio I, feito sob orientação e supervisão de campo da assistente social, Sra. Magda Thomé Speltz.

Os dados foram obtidos através de observações de campo, entrevistas em visitas domiciliares junto aos moradores da comunidade Padre Teodoro.

A apropriação dos resultados aqui apresentados pode subsidiar a elaboração de um projeto onde possibilitará a execução de ações a fim de levar melhorias à comunidade estudada.

O relatório inicia com uma descrição da metodologia utilizada nesse diagnóstico e logo a seguir, realiza uma caracterização geral da comunidade, por meio de dados coletados.

Desenvolvimento

Sete lagoas, cidade do Estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil, situada a uma altitude de 762 metros, sobre a serra de santa Helena, distante da capital do Estado, Belo Horizonte.

A população urbana de Sete Lagoas possui 221.764 mil habitantes e 89 bairros residenciais. E destacado centro sub-regional, que influencia mais de 10 municípios próximos, além de fontes naturais, tais como; exploração de calcário, cristal de rocha, mármore e carvão vegetal, o Município tem uma potência no setor industrial. O maior produtor de Ferro Gusa do País, tem uma grande produção de leite que é toda industrializada nas indústrias locais, Fábrica Têxteis, fábrica de calçado, Forjaria de veículos da Fiat e diversas indústrias que dão sustento a indústria Automotiva da capital mineira.

No último recenseamento feito no município mostraram uma área de 754,4 Km, apresentando um crescimento de vários bairros populares, em sua maioria, famílias de baixa renda econômica e mostrou também um número assustador de desempregados e com muitos filhos e uma grande falta de cursos profissionalizantes e capacitação para jovens e adultos.

O trabalho teve como referência inicial, o Cadastro Único, utilizado para identificar no bairro Padre Teodoro, maior número de famílias que se encontra em estado de vulnerabilidade social.

A identificação se deu por meio de aplicação de questionário desenvolvido pela UNOPAR, posteriormente em reuniões onde se firmou uma parceria com a universidade, para execução do projeto de extensão I.

A elaboração do questionário desenvolvido pela UNOPAR contém perguntas abertas e fechadas, capazes de possibilitar o levantamento da realidade e identificação da situação socioeconômica familiar e vulnerabilidades.

O diagnóstico será feito através da tabulação e análise dos dados obtidos, para a construção do plano de ação familiar e comunitário, a ser aplicada na próxima etapa do estágio, como também a execução do plano de ação familiar.

É objetivo desse projeto também a vigilância socioassistencial, que consiste no desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão público gestor da assistência Social para conhecer as características e dimensões das situações de precarização, que vulnerabilizam e trazem riscos e danos aos cidadãos, a sua autonomia, a socialização e convívio familiar.

O desenvolvimento do trabalho de campo contou com três estagiárias, onde o trabalho desenvolvido foi individual, sob responsabilidade de uma supervisora.

Este relatório vem apresentar informações dos dados colhidos durante o período de estágio de campo, realizado no bairro Padre Teodoro, onde foi aplicado um questionário com objetivo de se conhecer a realidade territorial.

“A visita domiciliar é um dos instrumentos que potencializa as condições

desconhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência

familiar e comunitária. As visitas domiciliares “têm como objetivo conhecer

as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender

aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente

escapam à entrevistas de gabinete”(MIOTO, 2001, p.148).

Os trabalhos de campo tiveram início no dia 11 de junho de 2012, com uma reunião, realizada nas dependências do CAAS de Sete Lagoas, situado à Rua: Floriano Peixoto nº 240, centro, para apresentação da supervisora e do material a ser trabalhado.

Através de encontros com a supervisora de campo, foi discutido a forma de aplicação dos questionários, a postura do entrevistador, e como se deve acontecer a abordagem, dentre outros assuntos pertinentes ao estágio.

A supervisora recomendou alguns títulos a serem estudados como, por exemplo: LOAS, PNAS, visita domiciliar, e outros textos relacionados ao estágio.

A aplicação do questionário, se deu através de visitas domiciliares com o apoio e supervisão da supervisora de campo, Sra. Magda Thomé Speltz, Assistente Social do CAAS,registro CRESS Nº 5052, norteados pelo Sistema de Cadastro Único, para identificação do maior número de famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

O bairro Padre Teodoro, localizado na zona leste da cidade, conta com 1600 habitantes, próximo á zona rural, sua população, em grande maioria, encontra-se em estado de vulnerabilidade.

A comunidade conta com uma unidade de saúde ESF, cuja demanda está representada no quadro a seguir:

MÊS ABRIL E MAIO DE 2012

FAMÍLIAS CADASTRADAS 932

PESSOAS CADASTRADAS 3.486

ACOLHIMENTOS 143

CRIANÇAS ATÉ 06 ANOS DE IDADE 289

MAMOGRAFIA 12

IDOSOS 279

HIPERTENSOS 366

DIABÉTICOS 101

CONSULTAS MÉDICAS 497

CITOLOGIA 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com