TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Drª. Priscila De Oliveira Xavier Scudder

Artigo: Relatorio Drª. Priscila De Oliveira Xavier Scudder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório palestra Profª Drª. Priscila de Oliveira Xavier Scudder

A arte de viver em cubículos: Um diafragma auto/biográfico com Nietzche e prisioneiros sobre a prisão.

Palestra realizada no auditório da Anhanguera /Rondonópolis – MT, as 19 h do dia 19 de setembro de 2014, para o segundo e oitavo semestre de Direito.

A palestra foi iniciada com a apresentação da palestrante pelo Prof. Tales, ressaltando a importância de tal assunto e enfatizando o conhecimento e experiência da professora.

Ela inicia fazendo um breve relato de sua vida profissional e experiência pessoal, pois formada em Historia não teve muitas opções e foi trabalhar como agente penitenciário/carcerário no Complexo do Pomeri/Centro Sócio Educativo e Penitenciária Pascoal Ramos, onde exerceu seu cargo por 09 anos, ambas em Cuiabá- MT. Atualmente é professora da UFMT.

Tal experiência levou-a a repensar tudo o que estava vendo e vivendo e decidiu dar voz, àqueles que ninguém vê ou escuta. Através dos relatos, do silencio, dos absurdos ocorridos nos seus plantões surgi à ideia de relatar em diários os acontecimentos do dia. No Pomeri não se fala cela, e sim quarto, não se fala solitária, e sim reflexão. Abusos de todas as formas verbais, físico, morais daqueles que a priori, estariam ali para” ressocializar”, os tais menores infratores. O que acontecia ao contrario, pois o espaço denotava apenas um lugar de depositar gente.

Os menores e os adultos começaram a falar, relatar suas vidas e experiências familiares, dos seus crimes, seus medos. E tudo culminou na tese apresentada.

Priscila fala que a prisão reforça o homem quando lá colocado, pois o mesmo vive e revive seus sentimentos e suas transgressões. Prisão é feita para os pobres, caráter punitivo, existindo uma guerra invisível nas prisões, onde o poder fala mais alto e a punição também.

Foram mostrados fotos tanto das pessoas, quanto dos lugares onde estas viviam, no Pomeri e no Pascoal Ramos, e relatos daqueles que estavam presos e que já faleceram por doenças, assassinados e outros.

A palestra foi muito educativa e trouxe a tona um assunto que ninguém quer falar, pois a sociedade(e me incluo ai), não gosta de saber e pensar que quem esta preso tem família, sentimentos, que muitas vezes é filho do próprio meio em que vive, pois como ela contou sobre o menino que recebeu o revolver do pai com oito anos, pode se esperar o que. Valores se perderam porem da forma como vimos o tal sistema não ressocializa ninguém.

Questões foram feitas e assim encerrou-se a fala da Profª. Drª Priscila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com