TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação Colégio Estadual Dr Xavier da Silva

Por:   •  14/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Prática Supervisionada

Psicologia da Educação

Colégio Estadual Dr Xavier da Silva

1. A visita

A escola escolhida para esta atividade foi o Colégio Estadual Dr Xavier da Silva, localizado na Av Silva Jardim n°613, no bairro do Rebouças, próximo ao Centro de Curitiba. A primeira visita aconteceu dia 04 do mês de Maio de 2017. Fomos recebidas pela Prof Débora, uma assessora da pedagogia, pois no momento da visita estava acontecendo uma reunião de professores e as pedagogas estavam ocupadas. Explicamos a razão de nossa visita, apresentando as orientações da atividade que precisávamos realizar e a Prof Débora permitiu a nossa entrada. Ela nos deu acesso ao PPP in loco, entretanto, nos avisou que, devido ao alto fluxo de trabalho do corpo docente, provavelmente não conseguiríamos agendar uma entrevista. Mesmo nos dando acesso ao PPP, nos foi pedido para  providenciar uma declaração oficial da professora responsável pela atividade para que o colégio pudesse arquivar essas informações.

        Com o Projeto Político Pedagógico em mãos, pudemos analisar diversos pontos: primeiramente o fato que de o projeto data de 2015 e que, devido a esta data provavelmente será substituído em breve. Coletamos também algumas informações importantes sobre a história do colégio: foi construído  em 1903, e inaugurado em 1904, desde então já passou por algumas reformas, e ampliações. Atualmente, o Colégio Xavier da Silva atende ensino fundamental II e médio, sendo que no período da manhã apenas as turmas de ensino médio, e a tarde o ensino fundamental. Durante o período da noite ele oferece cursos de línguas pelo CELEM. Até o ano passado, o colégio ofertava Educação de Jovens e Adultos durante a noite, mas devido às reformulações do governo e a falta de recursos, o colégio deixou de ofertar essas aulas a noite e continuou apenas com os cursos de língua estrangeira.

Os alunos matriculados são de diversos bairros de Curitiba e da Região Metropolitana, sendo poucos nativos da região do centro. Identifica-se como uma escola muito procurada, tanto pela sua qualidade de ensino, como sua localização e seus anos de tradição. Fizemos uma segunda visita ao Colégio no dia 25 de Maio onde novamente fomos atendidas pela Prof Débora e pudemos tirar algumas dúvidas. Ela nos informou que o Colégio possui uma Sala de Recursos para atendimento de alunos com deficiências intelectuais, onde o apoio a esses alunos acontecem duas vezes por semana. Não há classes especiais. A Professora nos conta que, até o ano passado, eles tinham um aluno com deficiência intelectual que necessitava de apoio constante e por isso, era acompanhado com um professor assistente em todas as aulas.

A escola não apresenta acessibilidade adequada à deficientes físicos, nos foi informado que há apenas duas alunas cadeirantes e que estas são alocadas sempre juntas em uma sala no térreo, uma das poucas salas que não tem escadas. O Colégio não possui nenhum aluno índio ou quilombola até o presente momento.

No geral fomos bem recebidas no Colégio Dr Xavier da Silva que, apesar do grande fluxo de trabalho e da equipe reduzida, ainda conseguiu nos atender e permitiu a nossa pesquisa.

2. O Projeto Político Pedagógico

Ao que consiste ao Projeto Político Pedagógico, o ponto principal que observamos é o fato de que falta embasamento teórico. Poucas são as referências marcadas no texto, os conceitos citados não nomeiam suas influências e não há no texto nenhuma clareza quanto a linha de pedagógica seguida pela escola. O projeto dá ênfase em seus princípios norteadores como igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade com autonomia pedagogia, financeira e jurídica. Falam também sobre a valorização do magistério, da Escola e a formação dos cidadãos, a Educação como dever do Estado e da Família, sobre a responsabilidade da escola na formação do cidadão, mas em nenhum momento nessa formação do cidadão, cita algum teórico da psicologia da educação. Há um enfoque também quanto ao processo de avaliação dos alunos e na formação do currículo destes, há nesse trecho a citação: “Avaliar é um ato amoroso” (Luckesi, 2003). Ainda na parte da avaliação eles citam os 4 pilares da educação da Unesco, como parâmetro de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com