TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final De Estágio 3 Em Serviço Social No Cras

Casos: Relatório Final De Estágio 3 Em Serviço Social No Cras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  2.103 Visualizações

Página 1 de 4

Tamara Russel Dias Santos RA 02000428, 6º período, Alexandra Berté Parreiras.

O estágio é realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/SO, pela Prefeitura, dentro da Política Pública de Assistência Social. Supervisora de campo: Elisana Rosa da Silva, CRESS: 16.201/ 6ª Região. Rua Cascalho Rico, n°131, Bairro: São Miguel, Divinópolis-MG, telefone: (37) 3221-8947 e email: cras-sudoeste@divinopolis.mg.gov.br

O estágio de campo supervisionado é de suma importância para a formação acadêmica do aluno, pois através desta ferramenta, o aluno poderá ter a oportunidade de exercer as atividades por meio do aprendizado em sala de aula e com os conteúdos teóricos. Além da possibilidade da prática, o aluno tem o apoio do supervisor de campo que o orienta sobre possíveis falhas e prevenção de práticas que possam vir a ser prejudiciais ao usuário. O período de estágio teve início no dia 08/08/2013 e término no dia 03/12/2013 no CRAS/SO.

As atividades, que são desenvolvidas pelo Serviço Social no CRAS durante o período de estágio, são realizadas sob o acompanhamento da supervisora de campo, sendo estas: visitas domiciliares, acolhimento, observação, elaboração de relatórios, encaminhamentos e evoluções de caso.

No que tange a visita domiciliar, segundo AMARO (2003):

É uma pratica profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio social ou familiar, a autora também nos revela que a entrevista possui pelo menos três técnicas embutidas como: a observação, a entrevista e a historia ou relato oral (AMARO, 2003).

*Contudo a visita domiciliar, dentro da prática profissional do Assistente Social, tem o objetivo de conhecer a realidade social da entidade familiar procurando não invadir a privacidade dos usuários e esclarecendo o objetivo dos mesmos, fazendo com que possa manter sigilo profissional prevalecendo não somente a efetividade do profissional e sim a segurança do usuário.

Sobre o acolhimento, de acordo com LEWGOY (2007):

O acolhimento, como técnica e processo, sofre banalização e com freqüência é sinônimo do que poderia ser identificado como o prelúdio na entrevista, que é muito importante, mas não é suficiente para constituir-se no acolhimento (LEWGOY, 2007 p. 233-251).

*Observa-se que essa questão do acolher se remete a importância no conceito de linguagem e tratamento conforme as regras de educação, sendo assim preservadas e transmitindo as informações ao usuário com clareza.

No que diz respeito às observações segundo SOUZA (2000):

A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto de trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados. É um processo mental e, ao mesmo tempo, técnico (SOUZA, 2000).

*Neste contexto percebe-se que o profissional tem a consciência de um fato a ser investigado, visando a entender a realidade buscando alternativas técnicas.

No que concerne à elaboração de relatórios, segundo AMARO (2003),

É um documento de registro de informações, observações, pesquisas, investigações, fatos, e que varia de acordo com o assunto e as finalidades. Os relatórios são bastante utilizados na prática profissional do assistente social porque serve como registro importante capaz de subsidiar decisões (AMARO, 2003).

*Nesta perspectiva, é importante ressaltar que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com