TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: O idoso

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  2.808 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O idoso, normalmente, queixa-se de esquecimentos frequentes, que por vezes, passa por as pessoas que convivem com ele como um fato normal do processo de envelhecimento. A memória é a capacidade para reter e fazer o uso posterior de uma experiência, condição necessária para desenvolver uma vida independente e produtiva. A avaliação do “esquecimento normal” deve ser prioridade quando começa a afetar as atividades do dia-a-dia desse indivíduo, visto que pode ser um quadro inicial de demência.

A demência é uma síndrome clínica decorrente de doença ou disfunção cerebral, que pode ser crônica e progressiva, ocorrendo perturbação de múltiplas funções cognitivas (memória, linguagem, pensamento, etc.). A medida que a doença vai progredindo pode deteriorar o controle emocional e comportamento social. Tudo isso, é consequência de um declínio considerável no funcionamento intelectual de um indivíduo, o que tem uma grande interferência nas atividades diárias desenvolvidas por a pessoa portadora da demência. Existem vários tipos e causas de demência, podendo ser reversíveis ou irreversíveis, como exemplo:

o Doença de Alzheimer: início insidioso, caracterizado por perdas de memória e declínio cognitivo lento e progressivo. Compromete, geralmente, a parte do cérebro responsável pela memória recente, fazendo o individuo ter dificuldade de lembrar de fatos novos;

o Demência Vascular: início abrupto, geralmente, após um episódio vascular, deterioração em declínio e alteração do déficit cognitivo. As características dependem da região cerebral afetada;

o Demência dos corpúsculos de Lewy: flutuação na cognição, alucinações visuais detalhadas, rigidez, acinesia e fácies amínica).

o Doença de Pick: início a partir dos 45 anos, com mudanças de personalidade e comportamento, marcante alteração da linguagem. Também pode ocorrer alterações do comportamento sexual, hiperoralidade. Porém a comprometimento da memória é mais tardio.

O aumento dos casos de processos de demência, entre os idosos, está diretamente ligado com o aumento da idade do indivíduo e são uma das principais patologias relacionadas ao declínio funcional com perda gradual da autonomia e independência. Por isso, os profissionais de saúde devem sempre está atentos as causas, sinais e sintomas de um possível processo demencial, para início precoce do tratamento, já que há uma maior probabilidade de resposta para retardar as perdas funcionais e cognitivas do idoso, preservando assim sua independência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com