TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renovação Do Serviço Social

Artigo: Renovação Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

A RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL SOB A AUTOCRACIA BURGUESA

Este período demarca uma quadra extremamente importante no desenvolvimento do Serviço Social no país. O discurso e a ação governamental, do final da década de 60 até os primeiros anos da década de 70, ocorriam no sentido de validar e reforçar o Serviço Social tradicional, buscando contar com dóceis executores de políticas sociais localizadas, bem como conseguir inocular os projetos profissionais que fossem potencialmente conflitivos. Mas a situação vigente propiciará o acumulo de vetores que irão atuar para a erosão do Serviço Social tradicional.

As seqüelas do “modelo econômico” da Ditadura Militar saturaram o espaço brasileiro com todas as refrações da ‘questão social’ que são tratadas pelo Estado ditatorial através de políticas sociais crescentemente centralizadas. Para fazer frente a esta situação o Estado reformula substancialmente, a partir de 1966-1967, as estruturas das instituições sociais, tanto na organização quanto no funcionamento. As atividades a cargo dos Assistentes Sociais se tornam mais complexas, diversificam-se e se tornam mais especializadas nos serviços públicos quanto nas médias e grandes empresas.

Esse mercadocolocou para o serviço social, dada a sua contextualidade sociopolítica, um novo padrão de exigências para seu desempenho profissional – quer nas agências estatais quer nos espaços privados recém-abertos. (Netto, 2011:123)

A modernização conservadora requisita do assistente social uma postura moderna. Resumindo pode-se dizer que a reformulação do Serviço Social, tanto no nível da prática quanto na formação de professores, advém destas situações colocadas pelo Estado burguês: reorganização do Estado (grande empregador dos Assistentes Sociais) e reformas das instituições, bem como, modificações profundas ocorridas na sociedade.

Ao mesmo tempo o perfil da formação profissional recebe o influxo da sociologia, da psicologia social e da antropologia e sofre o impacto da Universidade que também refuncionalizava.

A crise do Serviço Social “tradicional” é um fenômeno internacional, procede do exterior, da movimentação que caracteriza o período. O pano de fundo é dado pelo exaurimento de um padrão de desenvolvimento capitalista e no contexto do desanuviamento das relações internacionais (superada a guerra fria) gestando-se um quadro favorável para a mobilização das classes sociais subalternas em defesa de seus interesses imediatos.

Na ditadura a ‘’questão social’’ foi enfrentada por parte do estado e do empresariado através da repressão e da assistência. A assistência via-se expandir criando o mercado nacional de trabalho para o serviço social. Ao mesmo tempo os serviços sociais começaram a serem explorados como fonte de acumulação de renda.

Questiona-se a ordem burguesa como limite da historia, as instituições e organizações governamentais e oelenco das políticas do Welfare State, recusa-se a aparente assepsia política e nega-se a eficácia da intervenção institucional a partir dos próprios resultados que produz.

Este é o cenário para promover a contestação das práticas profissionais, como as do Serviço Social “tradicional”. Considerando os fatores próprios, internos que contribuíram para a erosão do Serviço Social tradicional, podem ser apontados três vetores:

1. A revisão critica que se processa na fronteira das ciências sociais (Antropologia, sociologia, psicologia social) a impugnação do funcionalismo, do quantitativismo e da superficialidade que impregnavam as ciências sociais.

2. O deslocamento desigual, porem visível e operante da igreja católica e de algumas confissões protestantes, que se mostram em dois planos: na interpretação teológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com