TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro A Luta pelo Direito de Rudolf Von Ihering

Por:   •  11/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Livro: A Luta pelo Direito

O livro “A Luta pelo Direto” de Rudolf Von Ihering tem o tema principal a necessidade dos esforços individuais para um alcance da paz que o direito preza.

O seu desenvolvimento não usa somente o âmbito teórico, mas também usa a pratica dele com alguns exemplos que o próprio autor expõem em seu livro. Mostrando que o direito é uma constante luta para conseguir a paz, onde acabamos tendo o sentido do poder do Estado e do caráter pessoal do indivíduo.

No início do livro percebemos que o autor tem contrapõem sobre os pensamentos de Savigny e Puchta que acreditam que o direito se devolvia sem dificuldade e que não era necessário lutar. Porém para Ihering, seu pensamento tem em vista à certeza que o direito se desenvolve somente lutando e que não devemos nos lamentar por lutar por esse direito e para a sua formação.

Depois percebemos que o interesse na luta pelo Direito é evidenciado para que a pessoa pode querer ou não lutar pelo direito e que essa decisão exige um sacrifício, ou seja, sacrificará o direito à paz ou a paz ao direito. Assim o autor menciona: “Resistir à injustiça é um dever do indivíduo para consigo mesmo, porque é um preceito da existência moral” página 27.  Iniciando – se uma temática moral, mostrando o interesse do indivíduo e uma dinâmica da sociedade com o sentimento jurídico dos Estados tornando - se mais forte na medida em que a violação dos direitos ameaça suas condições existenciais, mas para o autor só se conhece verdadeiramente o direito quando se experimenta a dor da injustiça.

Assim quando entra o direito abstrato e concreto torna-se ainda mais estreito, pois aquele que defende o seu direito individual de certa forma defende também todo o direito em sentido amplo. Rudolf afirma que para o manter o direito e a Justiça num país, não basta apenas que os juízes e a polícia trabalhem duramente, é preciso também que o coletivo lute contra a injustiça. Aqui temos também a luta pelo direito na esfera social relaciona ao direito objetivo e o subjetivo, aquele que o direito como norma jurídica tem como privilégio para um indivíduo fazer valer o direito sobre seus interesses individuais.

Em seu último capítulo temos uma comparação do direito   alemão, romano e a luta pelo direito.  Para ele os romanos tinham um sentimento do direito justo, onde as punições não visavam apenas o valor monetário, mas a moral do cidadão condenado.  Já no direito atual, tudo se resume na conversão do   direito em dinheiro, e este direito é considerado pelo autor como perdido, mas nem por isso deve-se abandoná-lo.

                                   

Contudo Rudolf tem como fim, despertar nos indivíduos a busca dos seus direitos e que isso é uma luta constante não somente para o indivíduo, mas para uma nação inteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com