TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "As Pessoas E As Organizações"

Ensaios: Resenha "As Pessoas E As Organizações". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

Exposição Textual e conclusiva do texto

“As Pessoas e As Organizações”

O conceito básico da organização é um agrupamento de pessoas no sentido de alcançar objetivos comuns, ou não! O que veremos a seguir é que o processo de desenvolvimento das empresas podem distanciar os objetivos organizacionais dos objetivos pessoais. As organizações nascem com a finalidade de obtenção de lucro, satisfação do cliente, expansão mercadológica entre outros, então, a medida que a organização cresce e com ela a necessidade de recrutar pessoas para realizarem diversas atividades. Os novos integrantes da organização entram com objetivos próprios, pessoais e divergentes uns dos outros, e é possível perceber um jogo de interesses, pois a organização requer pessoas para a execução de suas tarefas afim de alcançar a lucratividade e, os indivíduos por sua vez, entram com objetivos individuais como promoções e estabilidade financeira.

A organização industrial e sua posição autoritária impactaram de forma negativa o sistema organizacional, mas a abordagem desumana e mecânica vai se esvaindo e dando lugar à uma abordagem mais humanística, voltada para o homem pessoas e não apenas como recurso. Em 1930 a tentativa de mudança foi radical em relação a existência da divergência entre objetivos pessoais e organizacionais.

A mecanização e a departamentalização foram consequências do impacto causado pela organização industrial, pois dessa forma as pessoas realizarem tarefas especializadas, repetitivas e principalmente destruidora de oportunidades do homem se mostrar independente e autoconfiante, tornando o relacionamento entre individuo e organização tenso e conflitante, uma vez que os objetivos pessoais e organizacionais diferem tanto. O atrito e o antagonismo de interesses se armam, pois para a organização alcançar seus objetivos precisa criar nos indivíduos um sentimento de frustação e desanimo, tornando-os dependentes da empresa em virtude da curte perspectiva permanência,ou seja, sentindo-se descartáveis.

O comportamento organização x pessoa é altamente complexo e dinâmico. Para Barnat todo individuo precisa satisfazer suas necessidades próprias e as necessidades organizacionais, por isso faz uma interessante distinção entre eficiência e eficácia. Para ele, toda pessoa deve ser eficiente para alcançar seus objetivos individuais como promoção, prestigio, carreira, melhor salario, segurança, entre outros. E eficácia é quando um individuo alcança objetivos da organização coo rentabilidade, expansão mercadológica, crescimento organizacional, redução de custos, produtividade e etc, dessa forma o individuo estará sobrevivendo dentro do sistema.

Portando, diante da colocação autoritária da organização industrial oprimindo o operário, a departamentalização isolando e forçando o funcionário a esconder seu lado independe e responsável, como Max Weber defendo a hipótese de existir a possiblidade da organização destruir a personalidade individual com a posição unilateral centrada na tarefa e no método, posição organizacional proposta por Taylor e seus seguidores na administração cientifica, vai cedendo lugar para uma nova forma de interação entre organização e individuo, sendo essa mais reciproca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com