TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Sociologia

Ensaios: Resenha De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  4.567 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: BUROCRACIA

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982 (pág. 229 a 282).

Introdução

Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia (Alemanha), no dia 21 de abril de 1864. Foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg.

É considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno, seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e econômica. Suas principais obras são: a Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903); Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921); Estudos de Metodologia (1922) e Política como vocação.

Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920, vítima de pneumonia.

Resumo do texto

Este texto é dividido em 14 itens.

No 01 abordam-se as características da Burocracia. Para Weber, a Burocracia Moderna é constituída a partir dos seguintes aspectos: a formalização através das leis, permitindo a proteção das regras definidas; a divisão do trabalho existente não permitindo que ocorram conflitos em relação ao que cada indivíduo deve trabalhar; impessoalidade, a pessoa está lá para cumprir seu dever, se não o fizer, outra ocupará seu lugar; através de uma avaliação o funcionário é selecionado ou promovido, com base na competência técnica e meritocracia; os meios de produção são administrados pelos burocratas, e não possuídos; completa previsibilidade no desenvolvimento das tarefas, buscando, dessa forma, uma maximização nos resultados.

O item 02 trata da posição do funcionário: o funcionário ver na ocupação de um cargo uma maneira de garantir uma existência segura, pois seu salário é definido a partir da posição hierárquica, ficará nele por tempo indeterminado, além disso, pode construir carreira.

No 03 Weber discute as causas da Burocracia: existem várias causas da burocracia, mas a principal é o desenvolvimento da economia monetária, pois a moeda não apenas facilita, mas torna as relações econômicas mais racionais.

No item 04 analisa-se desenvolvimento quantitativo das tarefas administrativas: em locais onde há um acentuado processo de diferenciação é que a burocracia mais se desenvolve quantitativamente.

O item 05 aborda modificações qualitativas das tarefas: a burocratização é ocasionada mais pela ampliação intensiva e qualitativa e pelo desdobramento interno do âmbito das tarefas administrativas do que pelo seu aumento extensivo e quantitativo.

As vantagens técnicas da organização burocrática são abordadas no 6° item: Weber chega à análise de que a organização burocrática a superioridade da técnica, ou seja, previsão, velocidade; clareza, conhecimento, continuidade, unidade, subordinação rigorosa e redução dos custos.

Burocracia e direito é trabalhado no item 07: a burocracia racionalizadora de processo é o que sustenta o estado de direito, por estar subordinado aos aspectos da burocracia o direito não admite imprevistos.

No 8° item trabalha-se a concentração dos meios de administração: assim como nos exércitos, o seu pleno desenvolvimento só foi possível através da burocratização, pois não havia mais como os pequenos cidadãos se equiparem para uma guerra sem terem capital, os senhores passaram a concentrar os meios de organização. A burocratização da administração surgiu com o Estado burocrático, o qual passa a custear as despesas administrativas no orçamento e equipa as autoridades inferiores com os meios correntes de despesa, cujo, uso o Estado regulamenta e controla. Isso ocorre também ocorre nas empresas privadas.

No item 09 fala-se do nivelamento das diferenças sociais: através do nivelamento das diferenças econômicas sociais que a burocratização chegou ao poder, em um primeiro momento para organizar as funções administrativas. Referente ao estado, a burocracia na administração anda lado a lado com a democracia.

No item 10 trata-se do caráter permanente da máquina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com