TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Documentário Ouro Azul

Trabalho Universitário: Resenha Do Documentário Ouro Azul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  11.542 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

BOZZO, Sam. Ouro Azul: A Guerra Mundial Pela Água. Purple Turtle Films.

O documentário elaborado por Sam Bozzo é baseado no livro de mesmo nome de Maude Barlow e Tony Clarke, e disserta sobre os recursos hídricos do mundo.

De início, é traçado um paralelo entre a Era Modera e as primeiras civilizações e expõe-se uma crítica sobre como o homem, desde os primórdios, manipula o curso das águas e manipula a natureza sem pensar nas conseqüências futuras.

Em seguida abre-se uma discussão sobre a falta de água potável e os principais causadores da poluição dos meios fluviais: a intervenção do homem na natureza de forma insustentável e desregulada; o descarte, diretamente nos rios, de impurezas e resíduos químicos das grandes fábricas, que contaminam água e solo, danificam o ciclo das chuvas e consequentemente interferem na qualidade de vida das pessoas e dos animais.

No mesmo contexto, o documentário aborda os atos cotidianos das pessoas que atrapalham na reutilização e preservação da qualidade da água e alerta o ouvinte para o fato de que a água é um recurso finito. As grandes corporações e empresas multinacionais que, aproveitando-se das dívidas externas dos países subdesenvolvidos, obrigam esses a conceder seus recursos hídricos. Nesses países, os habitantes mais pobres acabam por viver de forma deplorável, sem acesso á água potável de qualidade, por que esse bem natural que deveria ser direito de todos, tornou-se privatizado e pouco de água potável disponível é racionalizado.

Criou-se diversas soluções alternativas para erradicar a escassez de água potável nesses países, mas o alto custo dessas possíveis soluções tornam-nas impossíveis de bancar.

O documentário prossegue tratado sobre os conflitos que ocorrem em função da posse de água limpa, a exemplo dos que ocorrem entre pequenos agricultores na Bolívia.

Segue-se falando sobre onde poderá ocorrer os futuros conflitos mundiais pela posse de água: Brasil, Canadá e Rússia. Países esses que ultimamente passaram a ver o recurso como parte da sua futura segurança, incluindo a segurança militar e a segurança comercial, e começaram a entender que têm de assegurar futuras fontes de água.

Nos anos 80 EUA e o Canadá chegaram a assinar um tratado de livre comércio que incluía a água como um dos recursos a ser comercializada. Também, recentemente os Estados Unidos estabeleceram uma base militar, localizada na fronteira do Paraguai. Questiona-se se essa base seria uma forma de tentar controlar o aquífero Guarani, maior reservatório de água da América Latina.

Cita-se que no futuro, a região do aquífero será o Oriente- Médio da água. No novo milênio, essa passou a ser vista com os mesmos olhos com que é visto o petróleo.

O documentário encerra levantando diversos questionamentos e reflexões sobre como evitar as possíveis guerras por água , através de pequenos atos como conscientizar a população sobre o problema, controlar o descaso de grandes indústrias com a qualidade das águas e retomar ciclo natural dos rios por meio de uma possível agricultura alternativa, que respeite a natureza e toda forma de vida existentes nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com