TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Cidadão 100% Norte Americano

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  3.848 Visualizações

Página 1 de 2

Racismo, sexíssimos, conflitos religiosos e de classes são atos desencadeados quando o cidadão passa a ver a forma de viver segundo sua própria cultura. No texto “cidadão 100% norte americano” Linton destaca a vida de um cidadão americano que pratica hábitos e utiliza objetos de diversos povos e culturas diferentes, mostrando essa “teia cultural” em que se liga valores diversos, porém, enaltecendo no final do texto a hegemonia de sua cultura.

“Nada há a estranhar no fato de que os homens, que vêem o mundo através de sua cultura específica, tenham propensão a considerar o seu modo de vida particular como o mais  “correto” e o mais “natural” ” (José C.Rodrigues – antropologia e comunicação – princípios radicais) esse trecho demonstra a forma como o ser humano em sua maioria lhe foi ensinado. No oriente médio é forte os conflitos etnocêntricos entre judeus e mulçumanos o eu ocasiona milhares de mortes todos os anos. A relativização cultural se contrapõe a esse pensamento etnocêntrico que gera conflitos das mais variadas formas.

O modo de enxergar a sociedade e compreender suas culturas diversa cabe a cada cidadão o meio em qual vive, o que pode ser bom para um nem sempre pode ser bom para o outro o ato de relativizar essas ações geram uma melhor perspectiva social. No trecho “Ao inteirar-se das narrativas dos problemas estrangeiros, se for bom cidadão conservador, agradecerá a uma divindade hebraica, numa língua indo-europeia, o fato de sérum cidadão 100% americano” do texto cidadão 100% americano Ralph Linton de salientar de forma irônica o comportamento de um cidadão extremamente nacionalista, e consegue expor forma clara a critica sobre a causalidade do etnocentrismo.

Perceber que a adequação ao relativismo cultural permite uma nova visão de vida sobre a sociedade, sendo mais tolerante e adaptável a novas culturas, o que permite uma visão sem o coque cultural sobre aquilo que é o “selvagem”, o “exótico” segundo a própria cultura, possibilitando  assim, um olhar de fora de sua “bolha social”, quebrando padrões estigmatizados de uma sociedade etnocêntrica. Sendo assim percebesse que não há uma cultura que seja a “certa”, pois todas as culturas são corretas segundo os sujeitos em eu nela vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com