TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto : “Cidade e cidadania: cidadão privado e subcidadão público”

Por:   •  4/10/2018  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Campinas – FCA Limeira

                             Nome : Thiago Sauerbronn Barbosa  - RA: 224892

Resenha do texto : “Cidade e cidadania: cidadão privado e subcidadão público” .

Em seu texto , Lucio Kowarick discorre sobre a relação entre ser cidadão e a cidade , fazendo observações sobre a sociedade em que se localiza esta cidade e a sua história .

Kowarick defende a idéia de que cada vez mais , nossas cidades se vêem mergulhadas na exploração do trabalho que muitas vezes ocorre pela necessidade de moradia dos trabalhadores , sendo assim , a moradia é um dos fatores primordiais para a condição de vida dos que trabalham incessantemente para te-la . Pois neste caso , uma residência não é apenas um teto que os abriga fisicamente , neste caso , uma moradia significa dignidade , segurança , proteção dos desastres econômicos .

Infelizmente isso tem tornado cada vez mais comum a autoconstrução de casas , que por sua vez , acabam sendo frágeis e não suportam as necessidades dos trabalhadores , que em suma parte poucas posses têm  e que as querem proteger .

Por isso , a organização da família muda , visando lançar mais membros pro mercado de trabalho , tentando assim aumentar a renda e diminuir o tempo para que conquistem a tão sonhada casa própria .

“Assim , a organização familiar arquitetada em torno da casa própria é vista como um resguardo contra os desrespeitos , medos e violências que caracterizam a vida nas ruas .”

Então após anos e anos de luta árdua para realizar o sonho da casa própria  , finalmente os cidadãos podem usufruir de sua conquista tão almejada e que hoje apenas os impulsiona a conquistar mais e a realizar mais sonhos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com