TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: Distinções entre formas alternativas de resolução de conflitos

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

WILIAN SILVEIRA LIMA    MAT 16213150283

POLO DE ITAPERUNA

Resenha do texto: Distinções entre formas alternativas de resolução de conflitos-

1- Inclua crítica a respeito de qual método pode ser considerado mais eficaz sob sua análise.

2- Dê exemplos práticos a respeito de arbitragem, mediação e conciliação. 

Com base nesse texto, os conflitos surgem devido a divergências ocasionadas por disputas de interesses em comum entre as partes nas relações sociais, e cada parte tem uma forma de lidar com o conflito, seja de forma pacificadora ou de forma agressiva.

Para que haja equilíbrio nas relações sociais, como forma alternativa e evitando a judicialização do conflito, foi criada a mediação e a conciliação.  Na mediação, conciliação e arbitragem, a solução do conflito é realizado através de uma terceira pessoa, de modo imparcial, que intervém por meio de técnicas adequadas para a realização de um diálogo que satisfaça os interesses de ambas as partes, transformando a situação conflituosa em satisfatória para ambas as partes.

Em minha análise, acho como método mais eficaz, a conciliação, por agilizar os processos judiciais, evitando a morosidade do sistema judicial, em que as partes chegam a um acordo sem esperar o trâmite processual demorado, em que as partes chegam em comum acordo com o baixo custo processual.  A falta de preparo dos conciliadores ou de técnicas adequadas, podem prejudicar o andamento do processo, podendo ocorrer de certa forma uma coação e manipulação para se conseguir a conciliação.  Os métodos de resolução de conflitos não devem ser coercitivos, ou como algo que deve ser imposto às partes envolvidas, o ato de conciliação não deve ser utilizado como metas a serem atingidas com o objetivo de prestação de contas para as entidades civis ou governamentais, ou para a comprovação de eficácia dos meios de resolução de conflitos.

A MEDIAÇÃO é o mecanismo de resolução de conflitos, onde por meio da figura do mediador, que atua de forma imparcial, para auxiliar as partes conflituosas, porém o mediador não decide, apenas oferece as partes em conflito, um meio, através de um diálogo, para resolver os impasses. Podemos citar como exemplo, onde a mediação é utilizada, nos conflitos envolvendo familiares, divórcios, sócios etc.

A CONCILIAÇÃO  nesta forma de resolução, o conciliador administra e controla as negociações, em que o conciliador sugere uma solução para as partes de forma imparcial, e de acordo com os interesses de ambas as partes.  Como exemplos práticos de conciliação, são os casos envolvendo conflitos gerados por familiares, empresas, vizinhos etc.

ARBITRAGEM : esse meio alternativo de resolução de conflitos, é escolhido um árbitro em comum acordo entre as partes para a resolução do conflito, e esse árbitro é dotado de neutralidade e imparcialidade, e as partes são submetidas à decisão desse árbitro.  E como exemplos práticos de arbitragem podemos citar os casos de compra e venda, os seguros, contratos de serviços etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com