TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto “As Abordagens do Processo Ensino e Aprendizagem”

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  3.140 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pelotas

Instituto de Ciências Humanas

História-Licenciatura

Teorias e Práticas Pedagógicas – TPP

Iago Silva da Cruz                                                                  

Resenha do texto “As Abordagens do Processo Ensino e Aprendizagem”

O texto evidencia a abordagem tradicional como um método educacional onde se destaca o sujeito que é considerado um ser acabado, transmissor de conhecimentos e de conteúdos, que convive em um ambiente sem interação reproduzindo as atividades que o professor transmite, ignorando as diferenças individuais. Essa abordagem ensina que  a escola surge como um antídoto à ignorância, logo, ela serve como um instrumento para resolver os problemas sociais.

Já na abordagem comportamentalista considera a experiência como a base do conhecimento, o mundo já é construído e o homem é considerado como produto do meio, onde pode se controlá-lo através da transmissão de conteúdos. Estímulo e resposta são, portanto, as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma abordagem do comportamento.

O texto fala sobre a abordagem humanista, onde o foco é o sujeito. O ensino centraliza-se no aluno, em sua personalidade. O professor não transmite conteúdo, mas sim é um facilitador do conhecimento, que deve respeitar o aluno como ele é e compreender os seus sentimentos e que aprende por meio de suas experiências através da interação com o meio. É concedido ao aluno o papel central da elaboração e da criação do conhecimento ali transmitido.

Aqui, o autor relata a abordagem cognitivista como uma abordagem onde se caracteriza a capacidade do aluno de integrar informações e as processá-las. Sendo assim, é o processo de organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos que se são marcados da forma como é tomada as decisões pelo indivíduo.

A abordagem sociocultural é a que enfatiza aspectos sociopolíticos, mais especificamente no contexto brasileiro, aliado a ênfase dada ao fenômeno da cultura popular, caracterizada por uma tendência de que o sujeito é objeto do meio que cria e recria sua história, onde o mesmo é o elaborador e criador do conhecimento e da educação.

As diferentes abordagens do processo ensino e aprendizagem mostram desconsiderar alguns aspectos e melhorar outros, possibilitando a iniciativa de se assimilar o que tem de positivo em cada um das abordagens citadas.

De forma geral tanto o cognitivismo, humanismo e comportamentalismo se colocam contra a escola tradicional. Outro aspecto que se pode considerar é a ligação entre o desenvolvimento intelectual e os ideais construídos pelo ensino tradicional e elaborado através dos séculos.

Para finalizar, o autor fecha comentando da discussão do texto com algumas abordagens teóricas de um campo que não se esgotou, muito devido à complexidade relatada do tema, onde sempre há novas necessidades a serem atendidas de uma maior pesquisa teórica e investigações empíricas das controvérsias existentes. Hoje em dia, a luta sobre esses processos é refletida na vida dos professores, sendo que esses podem usar destas lutas para construir o melhor caminho para o ensino nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com