TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha papel da integração regional para o Brasil: Universalismo, soberania e percepção das elites

Por:   •  25/1/2017  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Os autores Tullo Vigevani, Gustavo de Mauro Favaron, Haroldo Ramanzini Júnior e Rodrigo Alves Correia objetivam em seu artigo intitulado “O papel da integração regional para o Brasil: universalismo, soberania e percepção das elites” entender a importância do Mercosul na política externa do Brasil e, para isso, analisam a influência da elite do país nas percepções quanto aos processos de integração regional.

Os autores concluem que a tomada de posição do Brasil frente às decisões que giram em torno ao Mercosul são influenciadas pelas aspirações das elites do país. Assim, apesar de a integração regional não ser rejeitada por essa camada social, ela é tomada com restrições ao condicionamento de ação em um cenário internacional e livre das concessões aos membros de menor poder. Por este motivo, a posição do Brasil no Mercosul é de, segundo os autores, baixo aprofundamento, mesmo configurando como alta prioridade do Estado. Logo, nesta dicotomia, coloca-se a necessidade de definir se a integração é de fato importante para o País e encargar-se das consequências da decisão, pensando nas conveniências a longo prazo em detrimento do provável ônus de imediato.

O artigo “O papel da integração regional para o Brasil: universalismo, soberania e percepção das elites”, dos quatro autores Vigevani, Favaron, Ramanzini Júnior e Correia, surpreende pela quantidade de informações, dados e argumentação teórica apresentado. Entretanto, ao mesmo tempo, dificultam a absorção e até mesmo síntese dos objetivos almejados pelos autores quando da apresentação do trabalho. A seleção das informações apresentadas e foco quanto ao objetivo de argumentação facilitariam a leitura e compreensão do texto por parte do leitor, o que não tira o mérito de pesquisa dos autores. Além disso, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com