TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência Social, Processo Social, Valores Sociais

Monografias: Resistência Social, Processo Social, Valores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  2.007 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO SESC

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RESISTÊNCIA SOCIAL

PROCESSO SOCIAL

VALORES SOCIAIS

ALUNA: MEIRE ANDRADE FLEXA

PROFESSOR: GECIONE

BRASÍLIA

MARÇO DE 2014

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO SESC

SOCIOLOGIA

PROFESSOR GECIONE

RESISTÊNCIA SOCIAL

PROCESSO SOCIAL

VALORES SOCIAIS

ALUNO: MEIRE ANDRADE FLEXA

SÉRIE: 2º ANO TURMA: D

TURNO: NOTURNO

BRASÍLIA

MARÇO DE 2014

1. INTRODUÇÃO_____________________________________________________

As interações em sociedade são destacadas pelas diversas relações sociais que envolvem o comportamento humano. Buscando compreender essas interações é necessário fazer um trabalho que incorpore grandezas relacionadas ao comportamento humano, como a resistência social, o processo social e os valores sociais; grandezas que formam um conjunto que pretendem viabilizar a compreensão do comportamento humano em sociedade.

O trabalho aborda de maneira descritiva o conceito de cada um dos tópicos abordados anteriormente, com intuito de engrandecer o conhecimento a respeito do assunto abordado na disciplina de Sociologia, voltado para o estudo e esclarecimento do comportamento do ser humano em sociedade.

Espera-se favorecer a expansão intelectual com a consecução deste trabalho, a fim de compreender um pouco mais as relações que envolvem o homem dentro de uma sociedade qualquer.

2. RESISTÊNCIA SOCIAL ____________________________________

A resistência social trata-se de um fenômeno no âmbito da sociedade cuja uma determinada minoria ou parte de um todo se desprende de uma determinada norma ou verdade. Conceitua-se como uma situação com vistas à criação de condições materiais e simbólicas de autonomia para um grupo minoritário, uma parte do meio com ideais contraditórias a tudo que é proporcionado a maioria ou a totalidade, em razão de parâmetros ou ordem vinculada a diversos setores sociais, cultura, educação, trabalho e moradia, leis diversas, dentre outros.

A resistência social é caracterizada por uma oposição a máquina social, uma dada situação vigente na sociedade. No âmbito de uma arte da resistência, agentes discursivos podem gerar fissuras na lógica dominante. Pode-se, por exemplo, recriar sentidos para os ícones da sociedade de consumo, isto é, mudanças ocorrem ou podem ocorrer durante o processo de resistência, indo, muitas vez em convergência com o próprio sistema dominante. O empedramento discursivo parece constituir-se como uma força social capaz de reduzir o fenômeno da exclusão da minoria.

Ampliar a condição discursiva, isto é, a negociação entre as partes envolvidas na resistência, de minorias não incide apenas sobre a questão da exclusão. É também ponto de partida para equilibrar a relação de forças entre dominantes e dominados e, como tal, diminuir a desigualdade que só fortalece a posição subalterna de certos grupos na ordem envolvida, como mencionado anteriormente, vinculado em diversos setores da sociedade: economia, cultura, educação, etc.

Em termos mais generalizados, a resistência social, ou movimento de resistência, é o conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas, que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado, ou um sistema dominante.

O termo pode também se referir a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra uma autoridade constituída. Assim, movimentos de resistência podem incluir qualquer movimento, revolta, rebelião, que luta contra uma autoridade, governo ou administração estabelecida ou imposta.

O oposto da resistência, isto é, a colaboração com o invasor, é chamado de colaboracionismo.

3. PROCESSO SOCIAL ____________________________________

Processo social é a forma pela qual os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as forma de estabelecer dada condição ou condições às relações sociais. O processo social está presente em toda a sociedade, por exemplo: quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa; quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra; quando um país entra em guerra com outro; etc.

Partindo do pressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, pode-se chegar a conclusão de que o tipo de processo social estabelecido entre as pessoas irá depender de cada um. A tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses.

O processo social se distingue em associativo, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e dissociativo, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc.

O processo associativo caracteriza-se por: cooperação, acomodação e assimilação. Na cooperação diferentes indivíduos cooperam entre si para alcançar um objetivo em comum. Acomodação é o processo no qual um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por outro indivíduo ou pela sociedade. Assimilação é o processo que ocorre quando indivíduos de grupos antagônicos se tornam semelhantes.

Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com