TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social E As Politicas Sociais

Trabalho Universitário: O Serviço Social E As Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada – (ATPS)

Prof.Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Curso: Serviço Social

Disciplina: “Fundamentos das Políticas Sociais”

Fernanda Raquel Cardoso de Araújo Marques RA- 379990

Leonice Paiva da Costa RA-371803

Maria do Carmo de Souza Medeiros Filha RA- 382669

Marília Medeiros da Cruz RA- 375396

Morgana Milena Silva de Queiroz RA- 386997

Mossoró, 30 de Setembro de 2013.

O Serviço Social e as Políticas Sociais

Fernanda Raquel Cardoso de Araújo Marques

Leonice Paiva da Costa

Maria do Carmo de Souza Medeiros Filha

Marília Medeiros da Cruz

Morgana Milena Silva de Queiroz

Resumo

A palavra política tem muitos significados, pois ela abrange vários ângulos; na maioria das vezes e vista como um poder, onde quem a usa sente-se no direito de fazer o que bem entender.

O presente artigo tem o objetivo de mostrar como também compreender a atuação do serviço social junto às políticas sociais.

Inicialmente o mesmo expõe diversos conceitos da palavra política.

Ele traz ainda uma interpretação dos direitos constitucionais com base no artigo 6° da constituição de 1988 que trata dos direitos demandados pela sociedade e previstos na lei. Este expõe ainda uma analise reflexiva do acesso e cumprimento desses direitos, para isso foi feito uma relação com as questões sociais vividas pelo povo Indiano na época de Mahatma Gandhi, comparando com a realidade atual do nosso País.

Por fim acrescentamos a essa analise argumentações sobre a importância das políticas publicas e a atuação do profissional do serviço social.

Palavras-Chaves: Política, Questão Social, Constituição de 1988.

Índice

1. Introdução.........................................................................................,...3

2. O Que é Política para um profissional do Serviço Social?................,...4

3. Questões sociais:................................................................................,...5

4. Direitos dos cidadãos..........................................................................,.7

5. Conclusão.........................................................................................,....9

6. Referências bibliográficas .................................................................. 10

Introdução

Atualmente há uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, considerando que a cada dia cresce o número de pessoas afetadas pela violência, fome, desemprego, falta de moradia dentre outros. É nesse cenário que a atuação do assistente social passa a ter enorme relevância, visto que sua participação na sociedade é fundamental na busca de melhores condições para solucionar tais questões.

Assim o objetivo desse artigo é fazer uma analise reflexiva sobre o Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais.

Inicialmente o presente artigo traz alguns comentários acerca do real sentido da palavra política e a importância das políticas sociais para toda a sociedade. Neste buscamos mostrar a relação da política com a sociedade e a importância do Serviço Social para essa mesma sociedade. Considerando que os direitos humanos são frutos da política e que a existência das políticas sociais esta associada á constituição da sociedade atual.

Este traz ainda uma análise sobre o filme Gandhi, que mostra a luta de um líder espiritual, pela igualdade e a não violência. Para isso traçamos um paralelo da Índia daquela época com a realidade brasileira atual.

Por fim neste também é apresentada uma analise especifica do Art. 6º da nossa Constituição que se refere aos direitos de todos os cidadãos. Direitos esses que infelizmente ainda não são assegurados a todos os cidadãos.

Fato este que nos fez relacionar o Serviço Social com as políticas sociais existentes, é o que veremos a seguir neste artigo.

3

O Que é Política para um profissional do Serviço Social?

De acordo com o minidicionário “Melhoramentos”, Política é - 1. Arte ou ciência de Governar. 2. Aplicação desta arte nos negócios internos da nação ou nos negócios externos. 3. Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 4. Maneira de agir e tratar com habilidade.

O Significado de Política é muito abrangente e está em geral relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um Governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público.

O Sistema Político é uma forma de Governo que engloba instituições políticas para Governar uma Monarquia ou uma República, que são os sistemas políticos tradicionais.

Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição.

Dentro do contexto, entendemos que é uma ciência que trata das relações das pessoas na sociedade, dentro do seu convívio social, promovendo e buscando seus direitos em uma sociedade coletiva.

As Políticas são usadas como instrumento de trabalho por diversos profissionais, um desses é o Educador Social, um técnico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com