TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Monografias: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Esse trabalho tem por objetivo apresentar o que é a Responsabilidade social e as formas de como ela pode ser integrada em uma empresa, qual a sua função e como ela interage e influencia não só a organização, mas a empresa, os funcionários e os beneficiados como um todo. Os métodos de pesquisa foram websites e folhetos de algumas organizações. E obteve-se como resultado das pesquisas a forma como as empresas incluem a responsabilidade social de forma ética como uma obrigação e os principais objetivos da empresa para com os projetos realizados. E a conclusão que se pode chegar após as pesquisas é que a maioria das empresas está adotando a Responsabilidade Social como parte integrante da organização, e a cada dia mais projetos são feitos e novas ONG’s são formadas e isso só tem a beneficiar tanto a sociedade como a empresa, que se torna mais bem vista aos olhos do povo.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Ética. Projetos. Organizações.

1 INTRODUÇÃO

2 CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social é uma expressão que começou a ser usada no final do século XX, vinculada principalmente com o contexto empresarial. Porém o conceito de Responsabilidade Social com o passar dos anos acabou acarretando uma série de definições e o termo é sempre aplicado de forma vaga e nunca definido com rigor.

Porém, segundo Patrícia Ashley, Responsabilidade Social “é o compromisso que uma organização deve ter com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela”.

2.1 A ÉTICA RELACIONADA À RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ética é à base da Responsabilidade Social e é expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, afinal não há como ter responsabilidade social sem ética nos negócios, pois não adianta uma empresa ou qualquer outra organização tratar mal seus funcionários, pagar propinas a fiscais do governo, enganar os clientes e, ao mesmo tempo desenvolver qualquer tipo de projeto social. Então é importante haver uma ligação entre a ação da organização e suas promessas.

3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AS EMPRESAS

A Responsabilidade Social nas empresas surge como um movimento forte para exigir mais ética e transparência na gestão das corporações. É também uma nova forma de conduzir os negócios da empresa, fazendo com que ela se torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

A responsabilidade social nas empresas tem como características:

• A Pluralidade. As empresas devem prestar contas aos funcionários, os acionistas, à mídia, aos prestadores de serviço, aos consumidores, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera, englobando assim, preocupações com um público maior.

• A distributiva. “A responsabilidade social é um conceito que se aplica a toda cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com