TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Monografias: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância em nossas vidas de acordo com o despertar da Consciência Social e Ambiental de cada um.

E com a consciência de que é necessário conciliar progresso com Conservação Ambiental e ações sociais, o governo vem incentivando empresas e indústrias a adotar práticas sustentáveis.

Se uma empresa hoje, não se preocupa com o impacto que ela causa, com o desperdício de papel, material, energia, ou com a segurança e o bem estar de seus colaboradores e fornecedores, ela está certamente caminhando para seu fim, embora possa não perceber.

As pessoas hoje, em sua grande maioria, não se sentem inclinadas a trabalhar em um local onde sabem que são negligenciadas, ou, que negligencia o ambiente onde vivem.

Isso tem impacto direto no desempenho da empresa, na produtividade, e consequentemente, no lucro. Olha o lucro aí de novo, para aqueles que só se movem quando escutam a palavra “lucro”. Isso porque, com baixa produtividade e pagando multas/indenizações por impactos ambientais, não é possível sobreviver em um mundo onde as regras estão mudando.

Portanto, se o seu negócio ou o local onde você trabalha não é adepto aos programas de gestão ambiental e nem tem uma política de sustentabilidade, algo tem que ser feito para suprir essa deficiência, pois logo quem não acompanhar o movimento pela sustentabilidade, estará obsoleto.

Estudos e avaliações realizadas no mundo todo afirmam que as despesas de uma empresa com iniciativas sustentáveis acabam por se tornar uma vantagem competitiva.

Isso pode acontecer de várias formas, entre elas, programas de bem estar para sua equipe de colaboradores, redução de impacto ambiental, que leva à adequação com as leis vigentes e por consequência, diminuição na incidência de multas; redução de desperdício (energia, água, recursos), que leva à outra gama de oportunidades que, se bem desenvolvidas, podem gerar lucro. Somando-se a isso uma imagem pública diferenciada, que abrirá portas para outras inúmeras oportunidades de crescimento. As empresas tem um papel fundamental na disseminação de práticas de sustentabilidade, já que sem elas, a economia não funciona.

Portanto, o papel das empresas tem que ser revisto, e a sustentabilidade não é um empecilho para seu crescimento, mas sim o motor gerando energia, se analisado com inteligência.

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland, 1987, o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineada, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo em 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.

A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita mais às fronteiras políticas, e sim afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres.

Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, já se abordava a necessidade, “defender, limpar e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" ,um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.

Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, e é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas, calçados, brinquedos, eletrodomésticos, móveis e entre outros. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos, e para isso existem Leis, selos que comprovem a autenticidade do produto.

Existem diversos conceitos ligados à sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, e é essencialmente ligado ao meio ambiente.

Vários desses conceitos incluem as palavras, "sustentável" ou "sustentado", sendo que a diferença entre os dois termos é que a palavra "sustentável" indica que há a possibilidade de sustentação, enquanto que o termo "sustentado" expressa que essa sustentação já foi alcançada.

As empresas cada vez mais, se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornando-se inclusive uma vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com