TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Trabalho Universitário: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa avalia os benefícios das ações do ponto de vista sustentável da empresa Petrobras, que tem como objetivo citar exemplos concretos e funcionais da conciliação das atividades com a preservação ao meio ambiente e a responsabilidade social.

PETROBRAS RUMO A SUSTENTABILIDADE

A responsabilidade ambiental faz parte da missão e visão dos negócios da Petrobras garantindo o futuro sustentável para as futuras gerações.

Seria possível uma empresa explorar e produzir petróleo respeitando o meio ambiente? A Petrobras sim, é pioneira em ações sustentáveis a apoiar projetos ambientais como:

Projeto Lagoas Costeiras - o objetivo é incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos nos municípios Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul.

Projeto Proteção dos Recusos Hídricos na Bacia do rio do coco (TO) - objetiva o incentivo à preservação dos recursos hídricos nas margens do Rio do Coco região, a recuperação de áreas degradadas, o treinamento de técnicos e multiplicadores com foco na preservação ambiental, além de alternativas sustentáveis de renda.

Projeto Água do cerrado - O objetivo é atuar na recuperação de 35 nascentes, sete córregos e um rio e elaborar ações educacionais ambientais com jovens e adultos estimulando o desenvolvimento sustentável.

Projeto serra do Mar/ Água e vida - desenvolver com escolas públicas da região de Jaraguá do Sul (SC), o interesse da comunidade pela conservação da natureza nas áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Ressurgência/ Rede Arraial Sustentável - o projeto desenvolve um modelo de co-gerenciamento da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (norte do Estado do Rio de Janeiro) com o objetivo de impedir que as crescentes e aceleradas mudanças na região (poluição, pesca industrial ilegal, ocupação desordenada) reduzam as espécies e desvalorizem o conhecimento ecológico tradicional.

Projeto Coral vivo - recuperação de áreas degradadas no rio Mimoso e em diversos outros cursos d’água do município de Bonito (MS).

Projeto mutidão da água - promover o uso e a conservação dos recursos hídricos, adotando como estratégia o uso de tecnologias nos municípios de Coari e Manacapuru, no Estado do Amazonas.

Projeto Brasil das Águas - mapear os principais rios e bacias do país, com o objetivo de buscar, catalogar e analisar as águas doces do Brasil, além de identificar ambientes ainda não impactados para que possam ser conservados.

Projeto "Educando sobre as águas: implantação de um programa de educação ambiental direcionado aos alunos e professores de ciências do ensino fundamental da rede pública. Através dele, prevenir a poluição, a preservação dos corpos d'água e o uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Tietê/Jacaré

Projeto Iguatu: o projeto promove a gestão adequada dos recursos hídricos junto à agricultura familiar, através do desenvolvimento da agroecologia, bbeneficiando 627 famílias do Paraná.

Projeto Água Quente - Bacia do Córrego da Água Quente, no município de São Carlos, em São Paulo. É uma região extremamente carente e apresenta forte degradação ambiental em função da expansão agrícola (cana-de-açúcar) e do crescimento urbano. Com o objetivo de reverter esse quadro, diferentes Ong´s têm trabalhado na inserção do conceito de sustentabilidade sócio-ambiental na região.

Projeto Piava - atua na Bacia do Itajaí, em Santa Catarina, na construção de uma política sustentável de proteção de nascentes e matas ciliares, com o objetivo de estimular a reversão da degradação das pequenas bacias hidrográficas.

Agroflorestação Recuperando Ambientes - o projeto visa à recuperação gradativa dos solos degradados e das matas ciliares com a capacitação de agricultores; aproveitamento da biodiversidade local; gerenciamento e utilização dos recursos hídricos; preservação e recuperação de nascentes, matas ciliares e coleta de sementes; entre outras ações.

As Águas vão Rolar - Restauração da Paisagem, Conservação dos Recursos Hídricos e Espécies Ameaçadas, nos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo.

Projeto Rio Mamanguape - atua na recuperação de áreas degradadas, armazenamento de água da chuva e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos no Estado da Paraíba.

Projeto Ribeirão São João - Conservação e Preservação de Recursos Naturais na Sub-bacia do Ribeirão São João, no Tocantins.

Os projetos apoiados pela Petrobrás parte do principio que só é possível obter o respeito da sociedade se preservar o ambiente onde ela vive e contribuir para a melhora da qualidade de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com