TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Auto Desenvolvimento ( Responsabilidade Social E Ambiental)

Pesquisas Acadêmicas: Atividade De Auto Desenvolvimento ( Responsabilidade Social E Ambiental). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: O autor sugere cinco dimensões para a sustentabilidade, são elas: Ambiental, econmica, social, política e poder. A primeira dimensão citada pelo autor é a ambiental, que refere-se ao fato de que seproduza e consuma de maneira que possa garantir aos ecossistemas sua autorreparação, ou seja, que consigam recuperar-se do dano causado. A segunda dimensão citada é a economica, que pressupõe produção e consumo com economia dos recursos naturais, supondo também contínuas inovações tecnológicas para que se consiga abandonar o consumo de energia fóssil, buscando fontes alternativas de energia. A terceira dimensão é a social, na qual supõe-se que haja dignidade e igualdade entre todos os cidadãos, e que se possa alcançar a justiça social. A quarta e quinta dimensões são interligadas, a política e o poder, pois segundo o autor estas dimensões não podem ser deixadas de lado pelo fato de que para que ocorra mudanças nos padrões de produção e consumo há a necessidade de decisões partidas destas duas dimensões.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Embora exista estas e outras dimensões, o consenso estabeleceu-se em apenas três, que são: economica, ambientale social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Em relação à crise ambiental apresenta-se três possiveis respostas. A primeira seria a tecnológica, na qual a capacidade humana de inventar novas tecnologias, superaria o uso de recursos naturais. A segunda partiria de uma mudança radical nos padrões de produção e consumo. E a terceira resposta, ou não resposta, como sujere o próprio autor, parte da possibilidade de que não se possa evitar a tragédia que resultaria na extinção da humanidade e da vida no planeta. Embora exista estas e outras dimensões, o consenso estabeleceu-se em apenas três, que são: economica, ambientale social.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R: Creio eu que, ao pé que se encontra a situação do planeta, com o ser humano tornando-se refém desse ritmo de vida que lhe é conveniente mais que é uma grave agressão ao meio ambiente, e o principal, uma sociedade capitalista que visa apenas a lucratividade em tudo o que realiza. Com tudo isso se torna dificil pensar em uma saida para a salvação do planeta e da própria huamanidade, mas se houver a plena conscientização de governos, organizações e sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com