TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e suas definições

Relatório de pesquisa: Responsabilidade Social e suas definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

I - Introdução

Segundo a Comissão Europeia em sua publicação - O Livro Verde (2001), responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as instituições decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa. Com base nesse pressuposto, a Faculdade Internacional Signorelli, em consonância com sua missão e visão e também, em seu compromisso com a qualidade do ensino e a formação cidadã, desenvolve suas ações perpassando o conceito de responsabilidade social centrado nos níveis.

interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas e diretamente envolvidas pela Instituição e sua mantendora podendo influenciar os seus resultados;

externo tem em conta as consequências das ações de uma Instituição de Ensino sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros e a comunidade Educacional.

Os Programas e Projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos da Faculdade Internacional Signorelli são implantados e implementados com ponto focal objetivando a inclusão, a inserção, a formação cidadã, o respeito o cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e das Instituições para com a sociedade em geral que recebe o impacto.

II - Responsabilidade Social e suas definições

Responsabilidade social corporativa

É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas Instituições, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

Responsabilidade Social Institucional

É a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

São diversos os fatores que deram origem à necessidade de se observar uma responsabilidade acrescida das Instituições. Num contexto da

globalização e de mutação de princípios da Educação, emergiram novas preocupações e expectativas na formação dos cidadãos, da comunidade escolar, das autoridades públicas e dos investidores.

Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões. Os danos causados aos questões sociais e ao ambiente pelas atividades económicas, ambientais, tem gerado preocupações crescentes entre os cidadãos e diversas entidades coletivas, pressionando as instituições e comunidades de entorno para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado as atividades educacionais, empresarial e econômica a uma maior transparência, obtendo como resultados um conhecimento mais imediato e mais profundo das ações educacionais/ empresariais – tanto as socialmente irresponsáveis como as que representam relevância – com consequências notáveis na reputação e na imagem das Instituições.

III - Responsabilidade Social e suas visões

Os Programas e Projetos de Responsabilidade Social desenvovlvidos pela Facuculdade Internacional Signorelli foram elaborados a partir da análise do conceito de responsabilidade social institucional com a identificação das diversas visões existentes.

A responsabilidade social como atitude e comportamento institucional ético e responsável: É dever e compromisso da organização assumir uma perfil transparente, responsável e ética em suas relações com os seus diversos públicos (governo, clientes, estudantes, comunidade, etc.)

A responsabilidade social como um conjunto de valores: Não incorpora apenas conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporciona sustentabilidade, como por exemplo, auto-estima dos estudantes, funcionários, desenvolvimento social e outros.

A responsabilidade social como estratégia institucional: A busca da responsabilidade social é vista como uma ação social estratégica que gera retorno positivo ao conheimento, negócios, ou seja, os resultados são medidos através da construção da cidadania na sociedade e na comunidade.

A responsabilidade social como estratégia de relacionamento: Voltado na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, a responsabilidade social é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

A responsabilidade social como estratégia de marketing institucional: O foco está na melhoria da imagem institucional da empresa. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã que justificam os investimentos em ações sociais implantadas e implementadas pela empresa.

A responsabilidade social como estratégia de recursos humanos: As ações são focadas nos colaboradores e nos seus dependentes, com o objetivo de satisfazê-los e conseqüentemente reter seus principais talentos e aumentar a produtividade.

A responsabilidade social como estratégia de valorização de produtos/serviços: O objetivo não é apenas comprovar a qualidade dos produtos/serviços da empresa, mas também proporciona-lhes o status de “socialmente corretos”.

A responsabilidade social como estratégia de inserção na comunidade: A empresa busca aprimorar suas relações com a comunidade e a sociedade e também a definição de novas formas de continuar nela inserida.

A responsabilidade social como estratégia social de desenvolvimento na comunidade: A responsabilidade social é vista como uma estratégia para o desenvolvimento social da comunidade. Dessa forma, a organização passa a assumir papel de agente do desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com