TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Socioambiental

Ensaios: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Em relação ao licenciamento ambiental, não foram poucas as ocasiões nos últimos oito anos em que se assistiu a uma tentativa de desqualificação de órgãos ambientais quando os projetos em discussão.

O Brasil está em um momento especial, foco de atenções de outros países e de investidores. É preciso deixar claro que o desenvolvimento social, que é necessário e prioritário em nosso país, não será conquistado à custa da manutenção de um sistema de produção que destrói.

Muitos grupos ambientalistas e pesquisadores entendem a necessidade de reformar o Código Florestal. É evidente que um país com as dimensões do Brasil não pode ter uma métrica única para a conservação ambiental. Cada ecossistema exige uma área diferente para manter suas características, de modo a não comprometer sua reprodução.

CIDADANIA – ECOLOGIA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO

A responsabilidade social abrange todo o espectro da administração, incluindo o governo, universidades, hospitais, entidades de classe, associações religiosas, enfim, as organizações em geral. No que se refere á capacidade de atender aos problemas sociais, observa-se que tanto as grandes empresas, como também as pequenas e médias, têm uma responsabilidade para com a sociedade em que operam, embora alguns cientistas sociais da área de administração dirijam sua atenção somente para o estudo das grandes empresas. Provavelmente, a sociedade espera a participação das empresas na resolução de seus problemas, observando-se, é claro, a proporcionalidade quanto ao seu tamanho e capacidade de atender ás suas exigências. Observar-se que é mais provável que a disposição das pequenas empresas em ter um comportamento socialmente responsável seja maior do que a das grandes e poderosas em investir em atividades sociais.

Para tal fim, parte-se da percepção de que a empresa está cercada por diversas categorias de pessoas: empregados, consumidores, credores, fornecedores, acionistas, proprietários e a sociedade como um todo. Aceita-se ainda que cada uma dessas categorias exige atenção especial da empresa, a qual, contudo, nem sempre está disposta ou tem condições de atendê-las satisfatoriamente. Em consequência, dependendo da ideologia do empresário e da filosofia e políticas adotadas pela empresa, ela privilegiará uma destas categorias, que se constituirá no motivo principal de sua existência.

A responsabilidade social das empresas tem recebido muitos significados e muitas interpretações durante o período em que tem sido estudada. E um assunto que tem despertado interesse tanto no meio académico quanto entre os empresários, órgãos governamentais e até no seio dos grupos interessados na melhoria da qualidade de vida.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo que por sua vez, é direcionado por políticas públicas orientadas por um plano de desenvolvimento nacional. Assim, a quantidade expressiva de atores sociais e interesses presentes na sociedade coloca-se como um obstáculo às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável deve ser uma consequência do desenvolvimento social, econômico e da preservação ambiental e realizado com sustentabilidade. Pois, sustentabilidade em sua essência é a capacidade de ser sustentável, ou seja, a capacidade que um indivíduo tem de se manter de maneira sustentável num determinado ambiente sem degradar esse meio.

A PROBLEMÁTICA NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES

O que impede a implantação de projetos sustentáveis nas organizações é a constante necessidade que as empresas têm de se manterem competitivas no mercado em que atuam. Muitas vezes, a implantação de um projeto sustentável gera custos relativamente altos que somente darão retorno em longo prazo. Atualmente, diversas organizações têm desenvolvido projetos sustentáveis na expectativa de minimizar os impactos causados no ambiente através da extração dos recursos naturais, mas a falta de envolvimento e integração da sociedade de um modo geral faz com que estas ações não se concretizem. Isso se dá, devido à resistência das pessoas em aceitar quebras de paradigmas. Isso desestimula as organizações, uma vez que é notável o fato de que a sociedade ainda não tem dado o devido valor a estas iniciativas. Outro fator que dificulta a participação efetiva do Brasil na questão do desenvolvimento sustentável são as “ações de fachada”, ou seja, empresas que dizem possuir programas sustentáveis, mas na realidade, não praticam. Em contrapartida, empresas idóneas buscam formas de conscientizar os colaboradores e grupos de interesse, pois são grandes influenciadoras da sociedade.

As empresas têm de incorporar às suas ações a consciência de que sua verdadeira missão, seu grande objetivo, está ligado a engrandecer a vida das pessoas, aumentar o sentimento alheio de pertencimento e de inclusão a partir de produtos, serviços e ideias. Nesse processo, o lucro é necessário, mas ele não pode comprometer esse grande objetivo empresarial.

A sociedade espera que as empresas não só proteja o meio ambiente, como também, leve em consideração a comunidade afetada direta ou indiretamente por suas atividades, produtos e serviços. Trabalhar com o conceito de desenvolvimento sustentável é diferente do “business as usual”, pois o desenvolvimento sustentável demanda das empresas a construção de capacitação dos empregados, dos contratados e da comunidade e a participação em projetos comunitários e ambientais da região onde estão operando, além, das tarefas normais de proteção e conservação ambiental inerente as suas atividades.

A RECICLAGEM DE RESÍDUOS NO BRASIL

Comparativamente a países do primeiro mundo, a reciclagem de resíduos no Brasil como materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com