TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Tese: Responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

1. ENSAIO

A responsabilidade social tem um conceito no qual, as empresas decidem, de forma voluntária, manifestar a sua contribuição para uma sociedade mais equilibrada e para um ambiente mais natural. Dessa maneira, as empresas não podem nortear apenas em seus interesses, mas também no interesses da sociedade e do meio ambiente, como por exemplo as empresas precisa olhar para seus colaboradores, funcionários, clientes, fornecedores concorrentes e sociedade em geral, fazendo que eles transformem seus objetivos em resultados. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. Para que isso seja possível é preciso que as empresas andem de acordo com as normas e procedimentos adequados controlando seus métodos produtivos e desenvolvendo suas ações de maneira ética, responsável e sustentável. Em 2010 foi lançada a ISO 26000, conhecida também como norma da responsabilidade social, que dão orientações para as empresas ser guiadas por elas, cada empresa precisa ter a ISO como fonte de referencia, para seguir no que se refere a direitos humanos, prática de trabalho, meio ambiente, governança, sustentabilidade, entre outros.

Veja como é definida:

“A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

• Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive à saúde e bem-estar da sociedade;

• Leve em consideração as expectativas dos stakeholders;

• Esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com normas internacionais de comportamento; e

• “Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em seus relacionamentos”

Essas atitudes já são discutidas a muito tempo,trazendo grandes preocupações, e com isso também lançaram o Índice de Sustentabilidade Empresarial, com o objetivo de oferecer destacar a importância aos empresários a carteira compondo apenas empresas que apresentem um comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. Este veio para que o homem se conscientize de suas praticas,entendendo que essas praticas desenfreadas do crescimento econômico so pode levar a ruína do meio ambiente. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial.

Essas tecnologia de gestão, as normas e regulamentos para o sistema de gestão ambiental são tecnologias de gestão que é mais um esforço para as organizações assumam suas responsabilidades com nosso futuro neste planeta, o entendimento desse processo de gestão faz uma enorme diferença quando há a constatação dos resultados empresariais.

A construção de relacionamentos éticos e transparentes visa a responsabilidade social com todos a sua volta, direcionando para os objetivos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras.

Para que isso se torne real no mundo empresarial, é necessária uma ampla divulgação a respeito dos benefícios que poderão ocorrer para toda a sociedade. As empresas precisam e gostam de ser admiradas pela sociedade, por seus funcionários, pelos parceiros de negócios e pelos investidores. O primeiro problemas das empresas, segundo Vassalo (2000), é o desafio operacional. Uma empresa reflete em cada ação, para não causar consequência a meio ambiente, aos seus empregados, a comunidade, ao consumidor, aos fornecedores e a seus acionistas. Senão de nada adianta investir milhões em um projeto comunitário e poluir os rios próximos de suas fábricas ou dar benefícios e oportunidades a seus funcionários e não ser transparente com seus consumidores, ou ainda preservar florestas no Brasil e comprar componentes de um fabricante chinês que explora mão de obra infantil.

Neste sentido, o Parecer de Iniciativa sobre a Responsabilidade Social (2003) diz que a responsabilidade social é a integração voluntária pelas empresas das preocupações sociais e ambientais nas suas atividades comerciais e nas suas relações com todas as partes. É complementar das soluções legislativas e contratuais a que as empresas estão ou podem vir a estar obrigadas e que se aplicam a questões como, por exemplo, o desenvolvimento da qualidade de emprego, a adequada informação, consulta e participação dos trabalhadores, bem como o respeito e a promoção dos direitos sociais e ambientais e a qualidade dos produtos e serviços.

A empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

Responsabilidade social é um tema que vem crescendo rapidamente como um todo, a sociedade e as organizações esta se voltando para a real situação do país, com o sentido que todos devemos pagar por tentar melhorar ou piorar o meio ambiente o qual o cerca. É importante que as pessoas se conscientize sobre a maneira de agir do passado, com a nossa realidade onde só o Estado tinha o dever de zelar pelo bem-estar público. A pobreza, o racismo, as pessoas menos favorecidas, sem acesso à leitura, ao esporte, à educação, à inclusão digital: por um lado, as organizações buscam pessoas cada vez mais qualificadas no mercado, ao mesmo tempo existindo milhões de pessoas que nem conseguem ingressar nas universidades, a disputa para entrar no mercado esta cada vez mais difícil. Hoje as empresas já esta voltado a visão para os menos privilegiados e dando oportunidades igualitária a todos. Esta mudando a visão das empresas e das pessoas, a sociedade esta em busca de um país mais justo e equilibrado, por isso se faz necessário a presença dela, com menos desigualdade social. Para alcançarmos esse objetivo temos que mudar a forma de agir com decisões certas, a população precisa ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com