TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilodade Social

Seminário: Responsabilodade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  4.612 Palavras (19 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 19

O Desenvolvimento sustentável e a Responsabilidade Social tem se tornado uma referência por parte das organizações e uma cobrança constante da sociedade em que se inserem. Por essa razão, considera-se oportuno abordar essa temática tão atual e instigante que já é uma tendência para a maioria das organizações em todo o mundo.

Segundo Carrol1 citado por Oliveira(2008, p.71) a definição de Responsabilidade Social engloba expectativas econômicas, legais, éticas e filantrópicas que uma sociedade tem das organizações em algum momento.

Já de acordo com o Livro Verde da Comissão Européia (COM, 2001, p.4), a Responsabilidade Social é um conceito, aonde as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Porém, não existe uma definição considerada única para este termo, de modo que a Responsabilidade Social pode ser analisada por diversos pontos de vista, devendo então levar em consideração vários aspectos formadores de um conjunto de ações que beneficiam não só a organização, mas também os Stakeholders2.

Desta forma, uma organização responsável socialmente deve estabelecer uma relação de respeito com todos os envolvidos em sua área de atuação, bem como com a comunidade e o meio em que está inserida, auferindo preceitos básicos de consideração para com a sociedade e o meio ambiente.

Por isso a relevância de um tema que tem despertado a atenção e interesse das organizações que seguem essa tendência: a ISO 26000, que se trata de uma conjuntura de normas com todas as características para transformar-se em um dos principais guias para as organizações no que se refere a práticas de gestão social e ambientalmente responsável.

Entretanto, este trabalho tem por objetivo não apenas demonstrar a importância da imagem social para as organizações, mas também como podem beneficiar-se no que tange a busca de investimentos dos órgãos de financiamento, considerando dentre eles o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Este atualmente é considerado o principal agente financiador de longo prazo do Brasil que desempenha também o papel de disseminar e influenciar princípios e procedimentos éticos socialmente responsáveis, tanto no meio econômico quanto no setor público.

Assim sendo, este trabalho tem por finalidade desvendar o seguinte problema de pesquisa: Como as Empresas se beneficiam com as normas de Responsabilidade Social, no que tange a busca de investimentos dos organismos de financiamento, além de imagem social?

OBJETIVO GERAL

Identificar a importância de um conjunto de normas para nortear as organizações nas questões referentes à Responsabilidade Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a relevância das normas da ISO 26000 para as organizações que buscam financiamentos de organismos de investimento, além da imagem social;

Determinar a tendência de um futuro social e ambientalmente responsável das organizações;

Sugerir um modelo que auxilie o futuro social e ambientalmente responsável para o sucesso das organizações.

CAPÍTULO 1

O Objeto de Estudo ISO 26000:

O GUIA DE ORIENTAÇÃO DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

Uma das questões mais importantes nos dias atuais trata da relevância de um assunto que já está inserido no cerne da Sociedade: A Responsabilidade Social. Este assunto provoca nas organizações o pensar, não apenas na busca por resultados e lucros, mas também pelo desenvolvimento humano de todos os envolvidos de alguma forma na vida da empresa.

Partindo desse pressuposto, este trabalho visa abordar a nova norma da ISO referente à Responsabilidade Social: a ISO 26000. E diante da importância deste assunto, além de identificar a tendência de um futuro social e ambientalmente responsável das organizações, pretende-se mostrar o diferencial que este guia pode trazer às empresas que buscam financiamentos de organismos de investimento, além da imagem social.

CAPÍTULO 2

Referencial Teórico

2.1 Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social e por conseqüência, a Sustentabilidade são um dos temas mais importantes e discutidos nas ultimas décadas, por isso compreender a essência desta questão faz toda a diferença.

Há pouco tempo, quando o tema Qualidade entrava em questão, as empresas que se utilizavam em determinados produtos ou marcas eram entendidos como sendo uma exceção entre os demais. Logo se percebeu que este tema estava longe de ser um modismo, e sim uma real necessidade, tornando-se tendência e atualmente obrigação.

O tema Responsabilidade Social não se trata de modismo, assim como a Gestão da qualidade, que no início aparecia como um diferencial entre as empresas e hoje é essencial e auxilia na atitude sustentável.

Assim, a Gestão da Sustentabilidade que aparece como um diferencial, brevemente será fundamental e obrigatório, por isso as organizações que estão saindo na frente já desfrutam de certas vantagens competitivas.

Para Savitz (2007, p. 2 á 5) Sustentabilidade, na prática, pode ser encarada como a arte de fazer negócios num mundo interdependente, significando de uma forma geral operar a empresa sem causar danos aos seres vivos e sem destruir o meio ambiente, mas sim restaurando-o e enriquecendo-o.

Por isso, nesse contexto o autor prefere o termo Sustentabilidade, porque responsabilidade destaca os benefícios para os grupos sociais fora da empresa, ao passo que sustentabilidade atribui igual importância aos benefícios desfrutados pelas empresas em si. (SAVITZ, 2007, p.4)

Desta forma, a Responsabilidade Social pode ser compreendida como uma evolução natural dos processos que envolvem as relações entre empresas e sociedade, tendo como objetivo a gestão voltada para o ser humano.

Contudo, o termo Responsabilidade Social muitas vezes é confundido com Ação Social ou Filantropia, que vem a ser uma atitude que causa impacto apenas momentâneo, já a Responsabilidade Social é uma ação bem mais ampla e abrangente que envolve o futuro das gerações, por isso o termo Sustentabilidade, que envolve temas como educação, conscientização e treinamento.

De acordo com Aligleri e Kruglianskas (2009, p.9) o desempenho social inadequado e a falta de políticas bem elaboradas de cunho social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com