TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "A necessidade da arte" de Ernst Fischer

Por:   •  23/9/2016  •  Resenha  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  11.853 Visualizações

Página 1 de 4

Fischer, Ernst, 1899-1972. A função da Arte; A origem da Arte; In: A necessidade da arte / Ernst Fischer : tradução Leandro Konder – 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

A Função da Arte

O autor inicia o capítulo fazendo questionamentos referentes à necessidade da arte, em seguida indica qual a função da arte baseando-se em determinados autores e conclui que a arte é necessária, independente de sua função, uma vez que esta representa uma fração da história, e o homem pode obter através da arte importantes referencias que contribuiriam para o desenvolvimento individual e social.

A arte é produzida através da relação entre a realidade e a abordagem utilizada para representar esta realidade, de forma que o produto final (a arte) seja visivelmente distinto da realidade empírica. Este processo de produção passa por um processo de elaboração, o qual não depende unicamente de emoção e/ou inspiração, e requer o conhecimento de uma série de técnicas e métodos, sendo assim, este conjunto de processos requerem trabalho e, através deste trabalho, podem caracterizar a arte enquanto ferramenta de transformação da realidade.

O autor apresenta a arte sob a visão de Marx como um potencial registro de fragmentos de determinada realidade, sendo assim, a arte possui essencialmente a capacidade de ignorar as limitações impostas pelo tempo ao homem e transmitir, mesmo que se passem milênios, algum sentido, a arte seria atemporal.

No início, a arte não era muito mais que um conjunto de áreas presentes no interior daquilo que era entendido como arte e se desenvolveu através dos tempos, transformando-se numa ferramenta com potencial pra influenciar a realidade social, de forma lúdica ou intencional (mágica ou racional), mas nunca será uma representação exata da realidade, sendo apenas a possibilidade que o homem tem de se por no lugar do outro.

Ao concluir o autor enfatiza que “a arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente.” (p.20).

As Origens da Arte

Ao introduzir o capítulo, o auto destaca que não possível desvincular arte de trabalho, apresentando o conceito de trabalho para Marx e definindo arte como a transformação da natureza, mesmo que esta não se dê no plano concreto. Ao transformar a natureza por meio do trabalho e ao imaginar esta transformação, o ser humano se caracteriza enquanto mágico.

• Ferramentas

Este tópico é indica como as ferramentas foram essenciais ao desenvolvimento do ser humano, pois os instrumentos tornaram possível a transformação da natureza pelo homem. A arte nasce como produto do trabalho do homem, uma vez que somente este é capaz de imaginar determinado objeto e, através do trabalho, aplicar na natureza sua imaginação, sendo o ser humano a única espécie capaz de transformá-la (a natureza) para além de suas necessidades biológicas e instintos. As ferramentas possibilitam estas transformações, tendo a mesma ferramenta finalidades diferentes, sendo adaptadas e modificadas de acordo com as necessidades, se tornando então extensões do corpo do ser humano.

• Linguagem

A linguagem desenvolveu-se de forma gradual e aparece como parte de uma comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com