TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - A arte da Guerra

Por:   •  28/8/2017  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

                 A ARTE DA GUERRA (SUN TZU)

A Arte da Guerra é um livro que foi escrito por Sun Tzu, filósofo-general, a mais ou menos 500 anos A.C., no reino de Wu. Ao decorrer dos treze capítulos, o autor transmite ensinamentos de liderança, estratégias de combate e táticas de guerra, os quais podem ser até os dias atuais adaptáveis para a tomada de decisões no mundo dos negócios e vital para nossa sobrevivência.

Ao desenrolar do livro, Sun Tzu enfatiza a importância do planejamento. Saber como liderar, conhecer seu adversário, seu exército e elaborar uma maneira eficaz de guiá-los é de extrema importância para se chegar à vitória.

O autor nos mostra que é de inteligência do general conduzir seus soldados, induzi-los a querer lutar e recompensá-los quando necessário. Que o importante não são as campanhas extensas, sendo assim as guerras deve ser o mais breve possível, a fim de reduzir os gastos e diminuir o número de mortos e feridos.

O importante é saber quebrar a resistência do inimigo sem lutar, assim a melhor forma de saber comandar, é impedindo os planos do inimigo. O princípio geral da  guerra é: “manter o estado do inimigo intacto, dominar seu o exército  e forçá-lo à rendição, isto é melhor do que esmagá-lo. Se conhecermos o inimigo e a nos mesmos, não precisamos temer ao resultado, se nos conhecemos, mas não aos inimigos a cada vitória sofreremos uma derrota, se não nós conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”

A garantia de não sermos derrotados esta em nossa própria mão, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo próprio inimigo. O verdadeiro mérito é planejar secretamente, deslocar-se às escondidas, frustrar as intenções do inimigo e impedir seus planos, de maneira que, o dia possa ser ganho sem o derramamento de uma gota de sangue. Para Sun Tzu o líder perfeito cultiva as Leis Morais e segue rigorosamente o método, assim, ele tem o poder de controlar o sucesso.

Para o autor, comandar muitos ou poucos é a mesma coisa, tudo é meramente uma questão de organização. Um guerreiro inteligente sabe os pontos fracos e fortes de seu inimigo e utiliza da combinação do talento e energia de cada indivíduo para dar vida a uma infinita série de manobras que como mover-se em círculo, nunca chega ao fim, assim o impacto de seu exército sobre seu inimigo será como de uma pedra chocando-se com um ovo.

“O soldado prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando”. Portanto, conhecer onde estamos pisando, estarmos estrategicamente preparados para atrair nosso inimigo, ou para qualquer ataque surpresa é extremante importante. Sem dúvidas é necessário sabemos modificar as táticas de acordo com o adversário, fazendo com que ele esgote sua energia e aproveitando-se das oportunidades para atacar onde não se há defesa.

“Quem não for precavido e fizer pouco do seu adversário, certamente será capturado”, sendo assim é necessário visualizar sistematicamente seus desejos e metas, sabendo ao certo o que se quer, já que quanto mais rápido você os tiver definidos, mais rápido irá conquistá-los.

“Há seis tipos de terrenos: o acessível, o complicado, o retardado, os desfiladeiros, os cumes escarpados e posições a grandes distâncias do inimigo.” Conhecer cada um deles e saber utilizá-los a seu favor é essencial para vitória. O tempo também é um fator importante, quando mais rápido e ágil for seu ataque, menor a chance do adversário se defender. Um bom general sabe a capacidade do seu adversário, as dificuldades e perigos que serão enfrentados e coloca seu conhecimento em prática durante os combates, encorajando seus soldados a segui-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com