TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto "Três Tipos De Leitores: O Contemplativo, O Movente E O Imersivo".

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Texto "Três Tipos De Leitores: O Contemplativo, O Movente E O Imersivo".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 5

A historia do livro e da leitura tem trago bastante interesse para os pesquisadores destas áreas, mesmo com tantos outros meios de comunicação. Esse interesse todo é causado pelo surgimento da internet, a qual esta tomando conta de todas as formas de comunicação e com isso o a leitura em livro tem ficado muito precária.

O livro é algo que vai além de um objeto, ele foi instaurado de forma cultural, onde tem todo um conhecimento e trás uma sabedoria capaz de instruir um todo. A revolução Industrial trouxe um beneficio para os meios de comunicação em massa, como os jornais e revista que foram abertos naquela época. Porem temos uma pergunta chave em questão: Será mesmo que estes meios de comunicação: livros, revistas, jornais estão entrando em extinção ? Isso é uma pergunta a qual devemos tem reflexão para pensar, onde temos incertezas, mas que nada não possamos buscar em nossa memoria que são os livros as respostas para esta questão. Roger Chartier, autor citado por Santaella, busca em seus livros as varias formas de se relacionar com as tecnologias, formais, culturais.

Novas formas de comunicação estão surgindo, e com isso a preocupação que os antigos modos desapareçam. Mas a pergunta que fica nos ar é: que novas formas de comunicação são essas? Como elas pode atingir tanto uma população de forma tão rude?

Para atingir a respostas destas questões tão significativas para o contexto literário, temos que pensar um geral, onde temos processo de linguagem incluindo o cinema e o vídeo, que também são considerados um tipo de leitor, mesmo que seja de outro modo. Porem é necessário ampliar a forma de concepção da pratica da leitura.

O ato de ler não passa apenas de palavras, mas sim de livro com ilustrações também e com o passar do tempo com o surgimento do jornal e da revista o modo de ler, se tornou um modo de decifra aos textos com as ilustrações que são contidas juntos que pode ser ditos como textos gráficos. Com a criação de grandes metrópoles, novas formas de comunicação foram criadas, como as propagandas em embalagens de produtos, com cartazes em locais estratégicos, entre outros, que trazem uma forma de propaganda indiscreta sem que nos percebemos e façamos de conta de são algo do nosso cotidiano natural.

A um leitor para cada tipo de comunicação, onde os tipos de sinais e símbolos vão se desenvolvendo de forma com que tudo se passa, tudo vai tomando seu rumo, vai crescendo, tomando um espaço maior. Também a um leitor-espectador da imagem em movimento, onde seria aquele que admira o cinema e vídeo, onde não passa de pequenos fotogramas que vão caminhando em um tipo de espectadores do ciberespaço.

O que devemos pensar neste momento é em quais perceptivas e cognitivas implicara na leitura de livros? E da de jornais? Quais formais estão sendo usadas na cidade? A tal ponde que temos três tipos de leitores: O leitor contemplativo, o leitor movente e o leitor imersivo. Onde estão sendo explicada a linguagem verbal escrita do livro, a linguagem diagramática, verbal e imagética dos jornais, as linguagens das imagens movimento do cinema etc. temos também a forma de comunicação onde passas as informações com: TV, livro, jornais, computadores etc.

O leitor contemplativo é o leitor da era impressa e da imagem expositiva, fixa. Onde nasce na época do renascimento nos meados do século XIX. Também é considerado filho da Revolução Industrial. O leitor movente é aquele leitor que nasce com o jornal. Já o leitor imersivo vem com o movimento tecnológico, da eletrônica.

Mas nenhum das formas de comunicação deixa de existir porque cada uma cria uma espaça na mídia, pois cada tem uma forma diferente e um publico diferente também.

O leitor meditativo tem uma característica onde cada palavra vai sendo pronunciada para si mesmo, sendo assim não ocupa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com