TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Nucleo De Praticas

Dissertações: Resumo Nucleo De Praticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

O Contexto da Educação Física Escolar

1.1 Abrindo o Cenário: Algumas Questões da Educação Física na Escola ao Longo do Século XX

Oficialmente a Educação Física chega as escolas brasileiras no século XIX. Com o passar do tempo foram aprimorando, junto com as reformas educacionais ( 1854) dentre elas a ginástica e a dança passam a ser disciplinas obrigatórias na escola, mas com obstáculos a serem enfrentados.

Em 1882 uma nova reforma foi implantada para que a prática dessas duas atividades físicas ocorressem para ambos os sexos nas escolas. Mas é partir de 1920 que os Estados começam a incluir a Educação Física, com o nome de ginástica.

Na década de 30 novas concepções aparecem visando a higienização e saúde, com isso valorizando o físico e a moral a partir do exercício físico.

Em 1946 na Educação Física os acontecimentos fluim ainda melhor, os educadores da escola nova dando prioridade as crianças e por fim, a educação física é vista e considerada como meio de educação chamada “ Educação Integral”.

Aos poucos foram mudando as práticas e posturas entre alunos e professores.Nessa época o governo militar era predominante (tempos de guerra). Passaram acreditar e investir alto no esporte, uma estratégia política no sentido de construir novos pensamentos e objetivos para a cabeça dos jovens, tirando o foco deles que eram: as revoluções estudantis, sócio políticas.

Em 1992 a influência do esporte na Educação Física foi bem aceita e produtiva. Nessa fase o professor é treinador e não mais instrutor. Deixando mais seguro para o desenvolvimento da prática do esporte, sendo criticada em relação a metodologia, pois apresentava pouco conteúdo.

Professores e alunos passaram a ter uma maior necessidade de aprimoramento do esporte passando a valorizar mais a teoria do que o treinamento.

Nos anos 80 a perseguição continua bastante grande principalmente pelos acadêmicos, por outro lado a Educação Física evolui na valorização e conhecimento científico. Dando oportunidade de mestrados em sua área tendo dois valores importantissimos primeiro diz respeito ao modelo educacional formando homem consciente do tempo que vive. E segundo é seu melhor desempenho produtivo.

1.2 Algumas Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar

Em oposição ao modelo existente esportivista e biologista, surgem novos movimentos a partir da decada de 70. Essas abordagens analisaremos a seguir.

1.2.1 Abordagem Desenvolvimentista

Nesse periodo desenvolvimentista no Brasil Tani e Manuel autores, abordaram obras representativas na Educação Física escolar desenvolvimentista. Onde a concientização é clara e objetiva na certeza de um desenvolvimento fundamental para educação física escolar proporcionando crescimento fisico , fisiológico, motor, cognitivo e efetivo social.

É convictos de duas idéias principais, meios e fim da educação fisica, tendo habilidades motoras um dos conceitos mais importantes. Oferecendo experiências de movimentos advogados no seu nível de crescimento e desenvolvimento.

Desde cedo a criança aprender a se movimentar corretamante alcançando o objetivo de um bom desenvovimento de coordenação motora valorizando sua locomoção como andar, correr, saltar etc.

Ressaltando a importância do professor em observar sistematicamente atitude e comportamento do aluno. O professor observa os erros gentilmente oferece informação para que não ocorra mais, é importante que o mesmo conheça as estapas das habilidades motoras básica

Desenvolvimento motor estrutura-se também com o conhecimento de outras áreas como coordenação e suas habilidades oferecendo experiências de movimentos adequadamente ao seu nível de conhecimento e desenvolvimento, para que sejam alcançadas.

Tendo em vista a adequação do conteúdo de suas etapas obedecendo uma sequencia no modelo de taxionomia para o desenvolvimento motor porposta ampliada por Manuel ( 1994. A fase dos movimentos fetais, fase dos movimentos espontâneos reflexos, fase dos movimentos rudimentares; fases a serem cumpridas seguindo uma ordem da mais simples a complexa.

Habilidades básicas classificadas: habilidades locomotoras ( andar, correr, pular etc), habilidades manipulativas (arremessar, chutar, rebater, receber), habilidades de estabilização( girar,flexionar, realizar etc).

Todas elas relacionadas a prática dos esportes, jogo,dança enfim seus diferentes níveis.Sendo colocada as questões de habilidades entre meninos e meninas exemplo:

- Chutar é mais propício para meninos

- Dançar para meninas, e as culturais do nosso país como futebol. Em cidades do litoral por ser plana facilita a caminhada, pedaladas enfim a importância sócio cultural o desenvolvimento proximal que é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se determina através da solução independente de polemicas.

Manoel ( 1994) ressalta que o patrimônio cultural deve ser adaptado ao nível e interesse do aluno.

1.2.2– Abordagem Construtivista-Interacionista

A proposta Construtivista-Interacionista é vista como opção metodológica oposta as linhas anteriores da Educação Física na escola. Ela aborda o aluno respeitando suas experiências anteriores, não só buscando selecionar os alunos mais habilidosos para competir em eporte de alto nível como é a proposta mecanicista.

Ela se baseia nos trabalhos de Jean Piaget, possibilitando uma integração com a proposta pedagógica ampla e integrada com a Educação Física.

A proposta construtivista busca valorizar as experiências do aluno, sua cultura é uma alternativa aos metodos diretivos. O aluno constrói seu conhecimento a partir da interação com o meio resolvendo problemas através de jogos e brincadeiras, assimilando conceitos de forma lúdica e prazerosa.

1.2.3- Abordagem Crítico-Superadora

A Educação Crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio. É baseada no marxismo e neomarxismo tendo recebido na Educação Física grande influência dos educadores José Libâneo e Dermerval Saviani.

O trabalho mais marcante foi publicado em 1992 no livro “Metologia do Ensino de Educação Física”, por um coletivo de autores.

Sua pedagogia leva em consideração questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com