TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de pratica em laboratorio

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  2.869 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta três práticas realizadas em laboratório pela turma da manhã do curso Técnico em Petroquímica no dia 12 de março de 2014 às 10 horas com o acompanhamento da professora da disciplina de Polímeros e derivados do Petróleo, Kláudia Silva. Que são: Prática 1: Acetona Pura e Isopor; Prática 2: Amoeba; Prática 3: Absorvidade dos Polímeros

O objetivo das experiências é o aprofundamento da matéria em curso, bem como conhecer a reação dos polímeros diante de alterações em sua estrutura.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PRÁTICA I – ACETONA PURA E ISOPOR

O isopor assim como é conhecido no Brasil é o poliestireno, que é um polímero aromático sintético feito com o monômero de estireno. Ele pode ser rígido ou espumado e geralmente é usado na sua forma branca e quebradiça. O poliestireno é um dos plásticos mais utilizados no mundo e usado como uma embalagem para proteção. A palavra isopor é na verdade a marca registrada da Knauf Isopor Ltda, empresa que fabrica o poliestireno expandido.

Na prática feita utilizou-se os seguintes materiais/ reagentes:

 1 Béquer de aproximadamente 100ml.

 Bastão de vidro

 1 pedaço de isopor.

 50 ml de acetona pura (CH3)2CO

Adicionou os 50 ml de acetona pura ao béquer e aos poucos colocou-se o isopor em contato com o líquido da acetona. Observou-se que o isopor derrete ao entrar em contato com a acetona e isso ocorre porque ela enfraquece a estrutura do poliestireno e deixa o ar que existe dentro dele escapar. Foi retirado com o auxílio do bastão de vidro o sobrenadante que foi moldado, por isso pode ser reciclado. O que resta no fundo do béquer ainda é poliestireno, mas sem as bolhas de ar. Essa experiência só foi possível pois foi utilizado acetona pura, a acetona que compramos na farmácia não é capaz de modificar a estrutura do poliestireno porque esta é uma mistura de acetona, álcool e água.

2.2 PRÁTICA II – AMOEBA

A cola branca é formada pelo polímero sintético (acetato de polivinila, ou PVA), dissolvido em água. Deve-se usar apenas na superfície de materiais porosos como papel, tecido e madeira, pois não são eficazes em materiais não porosos como vidros e plásticos. Na presença da água, os polímeros interagem pouco entre si, e a cola permanece líquida.

Quando a cola é aplicada sobre uma superfície porosa, penetra nos poros e com o tempo, a água evapora lentamente, e os polímeros começam a interagir entre si e com o material que foram aplicados, unindo as duas partes que estavam em contato. As colas com base aquosa são laváveis e perdem sua capacidade de aderência quando expostas à água, pois os polímeros responsáveis pela aderência se dissolvem neste meio.

Para esta prática utilizou-se os seguintes materiais/ reagentes:

 3 Béquers de aproximadamente 100 ml

 Bastão de vidro

 75 ml de cola branca

 200 ml de H2O

 10 gramas de bórax

Preparo das soluções:

Solução A adicionou-se 75 ml de cola branca em um béquer.

Solução B preparou-se uma solução para o bórax, 10g em 100ml de água.

Solulção C uma pequena quantidade da solução do bórax deve ser adicionada em outro béquer contendo 100ml de H2O.

Para obter a amoeba, a solução C deve ser transferida aos poucos para solução A contendo a cola branca. A solução obtida deve ser misturada por um tempo até que se obtenha a consistência de amoeba.

Quando diluímos o bórax obtêm-se o ânion [B(OH)4]- assim, quando essa solução for misturada a solução com cola branca, esse ânion estabelece ligações de hidrogênio com as macromoléculas de PVA, formando uma estrutura única, onde as moléculas de água ficam retidas.

2.3 PRÁTICA III – ABSORVIDADE DOS POLÍMEROS

O polímero poliacrilato de sódio está presente nas fraldas descartáveis para garantir sua qualidade de absorção. Este polímero pode incorporar em suas longas cadeias, grupos carregados com carga negativa. A carga negativa tende a contrabalancear a carga positiva presente nos íons sódio (Na+), estes por sua vez podem ser hidratados. Isso ocorre nas fraldas: a água presente na urina tenta solubilizar todos os íons sódio presentes no polímero, daí o polímero incha e aumenta de volume devido à sua hidratação.

Nessa prática utilizou-se os seguintes materiais/ reagentes:

 1 Béquer

 Bastão de vidro

 Balança analítica

 2 fraldas descartáveis

 Tesoura

 1 saco plástico

 H2O (Água)

Primeiramente cortamos as duas fraldas pegando somente a parte onde fica o algodão. Depois picotou-se essa parte que foi colocada dentro de um saco plástico para retirada do pó (poliacrilato de sódio), após um tempo de agitação, retirou-se o pó obtido e pesou-se na balança analítica. Foi encontrado a quantidade de 0,715 gramas. Transferiu-se o pó para um béquer onde depois foi adicionado 90 ml de água. Após misturar a solução é possível ver o polímero absorvendo a água.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nas experiências realizadas pode-se observar o comportamento dos polímeros em situações diversas. Em todas as práticas conclui-se que os polímeros podem ser reciclados.

Na prática da acetona o polímero perde o ar em contato com a acetona pura e se deforma no tamanho.

Na prática da amoeba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com