TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sistema Nervoso

Por:   •  1/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 8

E o conjunto de estruturas responsáveis pela comunicação interna, monitoramento e controle do organismo para a manutenção da homeostase e pela comunicação entre o organismo e o meio externo. 3 FUNÇÕES DO SE o conjunto de estruturas responsáveis pela comunicação interna, monitoramento e controle do organismo para a manutenção da homeostase e pela comunicação entre o organismo e o meio externo.

FUNÇÕES DO SN

 Detectar, organizar e responder aos diversos estímulos internos e externos do organismo.  Organizar e coordenar diretamente e ou indiretamente as várias funções orgânicas (motora, viscerais, endócrinas e psíquicas).

Organismos primitivos (unicelulares)

opriedade de ser sensível ao estímulo (permite a uma célula detectar as modificações de um ambiente) reage a este estímulo) - Da origem a um impulso que e conduzido através do protoplasma –

MANIFESTAÇÃO DE RESPOSTA

Condutibilidade - Determina uma resposta em outra parte da célula

 • Contratilidade (encurtamento) –

Fugir de um estímulo nociso

ORGANISMO UNICELULAR

MEBA (célula não especializada)

Tendo todas as propriedades do protoplasma, uma célula como a ameba não se especializou em nenhuma delas e suas reações são muito rudimentares

CÉLULAS PORÍFEROS – ESPONJA Células mais especializadas METAZOÁRIO

Células superficiais (encontradas no epitélio): irritabilidade e condutibilidade (recebe o estímulo do meio ambiente) - PRIMEIROS NEURÔNIOS QUE SURGIRAM NOS CELENTERADOS • Células profundas: contratilidade (cel. Mus)

CELENTERADOS Cels. Musculares

Células superficiais (receptor): – diferenciadas para receber estímulos do ambiente e transmití-los para as células subjacentes (tentáculos) ou difusas (corpo) • Células profundas (axônio): contráteis (músculos) NCélulas superficiais (receptor): – diferenciadas para receber estímulos do ambiente e transmití-los para as células subjacentes (tentáculos) ou difusas (corpo) • Células profundas (axônio): contráteis (músculos)

EVOLUÇÃO PLATELMINTOS / ANELÍDEOS (vermes - minhoca) • SISTEMA NERVOSO CENTRAL (agrupamento de rede de fibras nervosas “neurônios”): – Minhoca: sistema nervoso segmentado – Um par de Gânglios (massa de tec. biológico) Cerebróides – Uma Série de gânglios unidos por uma corda ventral (segmentos) – No epitélio (neurônios) ligados por axônios a outros neurônios cujo corpos estão situados nos gânglios – possuem axônio ligados aos músculos

        OS TRÊS NEURÔNIOS FUNDAMENTAIS

Neurônio aferente ou sensitivo - Fibras ou feixe de fibras que conduz estímulo ao SNC (corpo fora do SNC). - Lesões de um corpo de neurônio são irreversíveis.

 Neurônio eferente ou motor - Conduzir impulso nervoso ao órgão efetuador (músculo, glândula). - Músculos lisos, cardíacos ou glândula – tem seu corpo fora do SNC. - Músculo estriado esquelético (dentro do SNC).

Neurônio de associação (inter-neurônio) - Trouxe um considerável aumento de sinapse. - Dentro do SNC. - Aumento do nº durante a evolução.

        

EXEMPLO DE ARCO-REFLEXO SIMPLES NO HOMEM

Reflexo patelar - O martelo estimula receptores dos músculos quadríceps. - O prolongamento central destes neurônios penetra na medula e fazem sinapse com os neurônios motores. - Na medula espinhal existe segmentação evidenciada pelos vários pares de nervos espinhais (arco reflexos próximos ou distantes, sendo aferente e eferente).

EXEMPLO DE ARCO-REFLEXO INTERSEGMETAR  Reflexo de coçar o cão - Estimula-se a parte dorsal do tórax puxando um pêlo – pata posterior do mesmo lado inicia um série de movimentos rítmicos. - O impulso aferente chega a medula em um segmento e a resposta eferente se origina em segmentos distantes.

REFLEXO PATELAR Extimulos externo

POSIÇÃO DO NEURÔNIO MOTOR

O impulso determina uma contração ou uma secreção. O corpo do neurônio eferente surgiu dentro do SNC e a maioria deles permaneceu nesta posição durante toda a evolução.  Músculos lisos, músculos cardíacos e glândulas, têm seus corpos fora do SNC, em estruturas que são gânglios viscerais. Portanto, pertencem ao sistema nervoso autônomo = neurônios pós-ganglionário.

POSIÇÃO DO NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO

Trouxe uma considerável aumento de sinapse. O corpo do neurônio de associação permaneceu dentro do SNC. Constituem a grande maioria existente no SNC dos vertebrados. São chamados também de internunciais ou interneurônios.

NEURÔNIO

AXÔNIO

para outros neurônios ou para outros tipos celulares, como as células de órgãos efetores (musculares e glandulares). •Têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio . •São alongados , podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como os que se estendem desde nossas costas até o pé . para outros neurônios ou para outros tipos celulares, como as células de órgãos efetores (musculares e glandulares). •Têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio . •São alongados , podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como os que se estendem desde nossas costas até o pé .

BASE DAS FUNÇÕES DOS NEURÔNIOS

MONO OU UNIPOLAR (um só axônio e nenhum dendrito - são sensoriais e sua origem é embrionária). • BIPOLAR (um axônio e um dendrito - retina do olho, ouvido interno e região olfatória do encéfalo). • PSEUDO-MONOPOLAR (dendritos e axônio se fusionam perto do corpo neural – gânglios espinhais). • MULTIPOLAR (encéfalo e Medula = SNC).

OSIÇÃO DOS NEURÔNIOS

Neurônio aferente - Conduz o impulso nervoso do receptor para o SNC. - Responsável por levar informações da superfície do corpo para o interior. - Relaciona o meio interno com o meio externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (150.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com