TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Administração Científica

Monografias: Resumo Sobre Administração Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

O termo Administração Científica, ou Taylorismo, tem sua origem devido a aplicação da ciência aos problemas da administração; que teve como seu fundador Frederick W. Taylor, que tinha sua origem de uma família Quaker, no estado da Filadélfia nos Estados Unidos.

Os estudos de Taylor sobre a Administração Científica, é separada em dois períodos: O Primeiro Período de Taylor correspondente ao ano de 1903, ano em que lançou o seu livro Administração de Oficinas, em que focava a diminuição das atividades de um operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos, Motion-time Study. Em seu livro ele diz que, o objetivo de sua teoria é pagar melhores salários e diminuir os custos de produção, para que isso ocorra os operários devem ser selecionados, treinados e colocados em seus postos com condições de trabalho melhores. E o Segundo Período de Taylor correspondente a publicação do Livro Princípios da Administração Científica, em 1911. Em seu tempo Taylor diz que as empresas padeciam de três males: a saída de trabalhadores de seus cargos, assim reduzindo a produção e mantendo os seus salários; a ausência de técnica de trabalho; e o desconhecimento da quantidade de tempo que cada operação levava.

Ao longo do tempo Taylor observou que os operários não passavam por um treinamento para exercerem sus funções, e sim observavam os colegas e a partir disso aprendia a sua profissão; assim cada um fazia os seus métodos para exercerem sua profissão. Assim a Administração Científica faz uma degradação das funções do operário; o operário ficará responsável só pela a execução do trabalho e o planejamento e a supervisão de como cada função serão feitas, será de responsabilidade da gerência. Esse tipo de substituição de métodos clássicos a métodos baseados na ciência recebe o nome de organização racional do trabalho (ORT), que se baseia em alguns dos seguintes pontos: a divisão do trabalho e a especialização do operário, ou seja, um operário terá só uma função dentro de uma empresa e para isso ele tem que passar por uma especialização de como ele tem que fazer a sua função, como acontece hoje; o ambiente de trabalho tem que ser bem planejado para que o operário se sinta confortável fazendo sua função e passar a ele de que ele é importante valorizando a sua área de trabalho (desktop).

Para que a produção de uma empresa tenha uma produção maior em pouco tempo, como acontecia nas fábricas de Henry Ford, os operários tinham que ser passados por uma racionalização de trabalho, que tinha como objetivo fazer com que o trabalho fosse executado melhor e mais economicamente, diminuindo os movimentos desnecessários da execução do mesmo, para que fosse eliminado todo desperdício de esforço humano; assim estabelecendo normas de execução de trabalho. Esse método desenvolvido por Taylor é chamado de Estudo de tempos e movimentos (motion-time study).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com