TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Vida De Comte

Trabalho Universitário: Resumo Sobre Vida De Comte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre a vida de Comte

Comte, (Isidore Auguste Marie François Xavier Comte), nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris. Filósofo e autoproclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia esta denominação e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática, Comte também fundou o Positivismo. Em 1814, aos dezesseis anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. Por 7 anos foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utópico. São dessa época algumas fórmulas fundamentais: "Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e "Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos - teológico, metafísico e positivo -, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenômenos correspondentes" (1822) "lei dos três estados". Rompeu com Saint-Simon ao discordar das ideias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade.

Lei dos 3 Estados - Descreve as etapas pelas quais o espirito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto. Os 3 estados são: O estado teológico, o estado metafisico e o estado positivo. O estado teológico baseia-se no homem primitivo que atribui a ocorrência de todos os fenômenos como obra divina. O estado metafisico tende a ser mais racional, com o homem recorrendo a substancias, elementos, e entidades ocultas como causas dos fenômenos. Todavia não deixa de ser um estado fora da realidade, porem já apresenta um avanço em relação ao estado teológico. O ultimo estado, o estado positivo, baseia-se na busca por respostas plausíveis, sem recorrer a entidades estranhas ao homem. A ciência esta completamente baseada na realidade, com dados obtidos exclusivamente da observação dos fenômenos. O estado positivo ocorre após a superação dos estados teológico e metafisico.

Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutáveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno. Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciência tradicional como a Física, Astronomia, dando origem ao termo “Física Social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com