TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre código De ética

Ensaios: Resumo Sobre código De ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

O presente resumo busca sistematizar as principais idéias do texto “Notas sobre o Projeto ético-politico do Serviço Social” de Marcelo Braz Moraes dos Reis apresenta um estudo sobre o projeto profissional do Serviço Social. Busca-se analisar a relação ética e política entre o serviço social e os movimentos sociais e bem como a formação do Projeto ético- político do Serviço Social.

O texto “Notas sobre o Projeto ético-politico do Serviço Social” de Marcelo Braz Moraes dos Reis apresenta um estudo sobre o projeto profissional do Serviço Social. Para melhor compreensão, o texto foi dividido em três partes: na primeira, trata da natureza das projeções humanas; a segunda parte aborda a noção do projeto ético-político e sua relação com projetos societários; por fim, apresenta o projeto profissional a partir do seu surgimento e desenvolvimento histórico, seus aspectos atuais e principais desafios a partir da exposição das questões mais relevantes presentes na sociedade contemporânea.

É relevante compreender a relação da ética no Serviço Social no processo de formação profissional dos Assistentes sociais e bem como, ao contexto histórico da profissão visto que, são tributárias da complexificação do Estado e da sociedade no país em função das novas condições econômicas e políticas criadas pela ditadura militar e sua crise.

Dentre os componentes que materializam o projeto ético-politico destaca-se: a dimensão da produção de conhecimento no interior do Serviço Social é onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional. A dimensão político-organizativa da profissão no qual é representado por entidades que regulamentam o exercício do Serviço Social tais que: CFESS/CRESS (Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social),ABEPSS(Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e dentre outros. A dimensão jurídico-politica da profissão que envolve um conjunto de leis e resoluções, documentos e textos políticos consagrados no seio profissional.

Assim, o novo código profissional, os componentes que materializam este projeto se apóiam em ações interventivas; mecanismos políticos; documentos legais; instrumentos / referências teóricas que juntos dão legitimidade e operacionalidade prático-político e prático-operativo, as quais se articulam em três dimensões : a) produção de conhecimentos no interior do serviço social; b) político-organizativa da categoria; c) jurídico - política da profissão (REIS, 2007).

No início dos anos 90, o chamado projeto ético-político encontra-se em fase de amadurecimento e expansão no meio profissional. Este processo de consolidação ocorre, todavia, num período sócio-histórico bastante desfavorável ao florescimento de ideais emancipatórios, fundamentais para efetivação de um projeto societário dessa dimensão.

É a partir dos anos 90 que se começa a pensar nas ações que possam reverter num fortalecimento do projeto político - profissional – comprometido com a defesa dos direitos sociais, da cidadania e da esfera pública para ampliar e democratizar a política e a economia – pois desde a década de 80, este vem sendo construído coletivamente no serviço social (IAMAMOTO, 2006:113).

A Lei 8.662/93 que regulamenta a profissão; o código de ética; as novas diretrizes curriculares; a constituição federal de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com