TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Weber - Um Toque de Clássicos

Por:   •  11/10/2016  •  Dissertação  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  3.450 Visualizações

Página 1 de 5

A objetividade do conhecimento

  1. A ciência é um procedimento altamente racional que procura as consequências de determinados atos, enquanto a posição política prática vincula-se a posições e deveres. 
  2. Os valores são um guia para o cientista definir seu objeto de estudo. 
  3. A realidade é caótica de modo que para explicar um acontecimento concreto, o cientista agrupa uma certa constelação de fatores que lhe permitam dar sentido a uma realidade particular.b 

     Como alcançar a objetividade nas ciências sociais?

Segundo Weber, você deve incorporar os valores à pesquisa e submetê-los a métodos rigorosos de análise, caracterizados como "esquemas de explicação condicional".

     O que é o "tipo ideal" weberiano?

O "tipo ideal" weberiano é uma caricatura da realidade na qual o cientista atribui aos fatos da realidade relações de causalidade entre certos fenômenos. O conceito típico ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com base em traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar o fenômeno. 

Os Tipos Ideais

  1. O cientista atribui a fragmentos selecionados da realidade um sentido e destaca certos aspectos cujo exame lhe parece importante, o que depende dos seus próprios valores. 
  2. O tipo ideal é um instrumento para conduzir o autor na realidade complexa. 

Ação e Ação Social

  1. Ação é toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação. Quando tal orientação tem em vista o público, a audiência de um programa, a família do agente, a ação passa a ser definida como social (Ação Social
  2. A sociologia busca compreender e explicar o sentido da ação social, não se propondo a julgar a validez de tal ato.
  3. As ações serão tanto mais sociologicamente explicáveis quando mais racionais ( menor submissão a costumes e afetos). 
  4. Os quatros tipos de ação: 
  1. Ação racional com relação a fins: para atingir o objetivo definido, ele lança mão de meios necessários ou adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu ponto de vista. (ação que utiliza um procedimento racional) 
  • Exemplo: investir na bolsa de valores e recorrer a um especialista e não a um sacerdote. 
  1. Ação racional com relação a valores: ação orientada por princípios, convicções próprias, ações válida por si mesma. Nesse procedimento há certa irracionalidade.O significado da ação não se encontra, portanto, sem seu resultado, mas no desenrolar da própria conduta. 
  • Exemplo: ser honesto, ser casto, a fidelidade, a beleza.  
  1. Ação tradicional: Ação em função de hábitos e costumes arraigados. Não se sabe  até que ponto o sujeito tem noção do sentido da ação.
  • Exemplo: batismo com pais pouco comprometidos com a religião 
  1. Ação afetiva: ação inspirada por emoções imediatas: amor, vingança.. Pode ter resultados magníficos ou desastrosos. 
  • Exemplos: Escrever poemas, torcer para um time de futebol
  • Em síntese: somente a ação com sentido pode ser compreendida pela sociologia, a qual constrói tipos ou modelos explicativos abstratos para cuja construção levam-se em conta tanto as conexões de sentido racionais´, cuja interpretação se dá com maior evidência quanto as não-racionais, sobre as quais a interpretação alcança menor clareza. 

Relação Social

  1. Relação Social é a probabilidade de que uma forma de conduta social tenha, em algum momento, seu sentido partilhado por diversos agentes numa sociedade qualquer. 
  • Pagar conta com cartão de crédito. (sentido partilhado). | Relação entre mãe e filha, bandido e ladrão
  1. O indivíduo ao envolver-se nas ações sociais toma por referência certas expectativas que possui da relação com o outro aos quais sua conduta se refere.
  1. Em suma: As relações sociais são os conteúdos significativos atribuídos por aqueles que agem tomando outro ou outros como referência.
  1. Tanto mais racionais sejam as relações sociais, mais facilmente poderão ser expressas sobre a forma de normas

Divisão de Poder na Comunidade 

  1. As classes se organizam segundo as relações de produção e aquisição de bens, os estamentos, segundo princípios de seu consumo de bens nas diversas formas específicas de sua maneira de viver

A Dominação

Dominação

Como é possível a continuidade da vida social? Para Weber, está no fundamento da organização social: na dominação ou na produção social da legitimidade, da submissão de um grupo a um mandato.

Poder – conceito amorfo do ponto de vista sociológico, já que significa a “probabilidade de impor vontade dentro de uma relação social”. A probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato torna os conceitos de dominação e de autoridade de interesse sociológico, uma vez que possibilita explicar a regularidade do conteúdo de ações e das relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com