TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Max Weber um toque de clássico

Por:   •  26/5/2017  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  3.041 Visualizações

Página 1 de 3

É considerado um dos fundadores da Sociologia. Na época de Max Weber, acontecia na Alemanha um acirrado debate entre o positivismo, e seus críticos. Com o objetivo de especificidades das ciências da natureza e do espírito e, no interior destas, o papel dos valores e a possibilidade da formulação de leis. Analisando a Ciência Social e os problemas na época, junto com os tipos de pesquisa se faz necessário o uso de uma metodologia de estudo.

Segundo Weber é necessário afastar os juízos de valor da análise da vida social. Porque os juízos de valor são impressões da realidade não possuindo, portanto, validade objetiva, já que o saber científico objetivo busca ver a realidade como ela é. Max Weber afirma a impossibilidade da busca da verdade científica pelas leis que explicam os objetos, isso porque o objeto das ciências sociais é histórico, mutável, dinâmico e imprevisível. O cientista social trabalha com padrões de probabilidades e não com leis, as leis são somente meios e não os fins da análise sociológica. O tipo ideal é um conceito racional construído através de ideias, com a finalidade de comparação com a realidade que, em sua essência, já difere em substância desta elaboração racional, um modelo de interpretação-investigação. E ele usará esse “modelo ideal” como base para analisar as sociedades e as formas de ação.

A ação é definida por Weber como toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação. Quando uma orientação é obtida cm base na ação de outro individuo, pode ser chamada então de ação social. Somente a ação com sentido pode ser compreendida pela Sociologia, levam-se em conta tanto as conexões de sentido racionais quanto as não-racionais.

Weber constrói quatro tipos puros, ou ideais, de ação: a ação racional com relação a fins que visa a obtenção do resultado de um objetivo previamente definido. A ação racional com relação a valores, quando o indivíduo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a elas, como ser honesto. A ação tradicional, hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. E a ação afetiva que é inspirada em emoções imediatas, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem.

Para o estudo de grandes grupos humanos Weber propõe então um outro conceito que é importante para a assimilação do seu pensamento... O de relação social. A relação social é movida por expectativas e realizações dessas expectativas. Quando um indivíduo se integra a um grupo ele tem seus motivos para desejar fazer parte dele, assim como o grupo tem seus motivos para aceita-lo a eles. Se um dos dois não cumprirem a expectativa estipulada pelo outro, essa relação se rompe. Segundo Weber o que mantém essas expectativas vivas por um longo espaço de tempo são as manifestações do poder, que podem se transformar em situações de dominação.

Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. Já a dominação é a capacidade de encontrar a obediência em um determinado grupo de pessoas. São três os tipos de dominação legítima: A racional/legal: Na crença. As pessoas obedecem por que a lei deve ser cumprida, gostando ou não). A tradicional: A que se impõe pelos costumes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com